Economia

PIB do Japão encolhe 6,3% no 4º trimestre com queda no consumo

Após dois trimestres seguidos de queda, economistas acreditam que o Japão pode entrar em recessão técnica devido aos efeitos do coronavírus

Japão: aumento dos impostos sobre vendas de mercadorias teve impacto direto sobre consumo (Noriko Hayashi/Bloomberg)

Japão: aumento dos impostos sobre vendas de mercadorias teve impacto direto sobre consumo (Noriko Hayashi/Bloomberg)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 17 de fevereiro de 2020 às 06h43.

A economia do Japão encolheu a um ritmo anualizado de 6,3% no quarto trimestre de 2019, um resultado pior que o esperado, e a primeiro recuo do PIB do país em mais de um ano. O aumento dos impostos sobre vendas de mercadorias teve impacto direto sobre o consumo dos japoneses.

Segundo economistas, o Japão, a terceira maior economia do mundo depois de Estados Unidos e China, pode entrar em recessão técnica - dois trimestres seguidos de contração - neste início de 2020 devido aos efeitos do novo coronavírus.

Economistas consultados pelo provedor de dados Quick esperavam um recuo anualizado de 3,9% no trimestre de outubro a dezembro. A queda de 6,3% refletiu o consumo privado fraco, que caiu 2,9% no trimestre. Os consumidores apertaram suas contas depois que o imposto nacional sobre vendas subiu de 8% para 10% em 1º de outubro.

Em relação ao terceiro trimestre, o PIB do Japão registrou recuo nominal de 1,2%, e real, já contando a inflação do período, de 1 6%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoJapãoPIB

Mais de Economia

Chinesa GWM diz a Lula que fábrica em SP vai produzir de 30 mil a 45 mil carros por ano

Consumo na América Latina crescerá em 2025, mas será mais seletivo, diz Ipsos

Fed busca ajustes 'graduais' nas futuras decisões sobre juros