Economia

PIB de Portugal cai 0,8% no terceiro trimestre

As previsões oficiais para a economia portuguesa esperam uma recessão de 3% para este ano


	Euros: Portugal está realizando uma política de austeridade e reformas muito exigente em troca da ajuda financeira internacional
 (Pedro Armestre/AFP)

Euros: Portugal está realizando uma política de austeridade e reformas muito exigente em troca da ajuda financeira internacional (Pedro Armestre/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2012 às 09h07.

Lisboa - O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal caiu 0,8% no terceiro trimestre na comparação com o segundo trimestre deste ano, e 3,4% em relação ao mesmo período de 2011, segundo uma primeira estimativa publicada nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

No segundo trimestre, o PIB português havia caído 1,1% em variação trimestral e 3,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As previsões oficiais para a economia portuguesa esperam uma recessão de 3% no conjunto do ano.

O PIB português, que já caiu 1,7% no ano passado, voltará a registrar uma nova queda no próximo ano de 1%, segundo os credores, a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI), embora o Banco de Portugal preveja uma recessão de 1,6%.

Portugal está realizando uma política de austeridade e reformas muito exigente em troca da ajuda financeira internacional concedida em maio de 2011, que afundou o consumo dos lares e os investimentos e disparou o desemprego.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoCrises em empresasDesenvolvimento econômicoEuropaIndicadores econômicosPIBPiigsPortugal

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'