Economia

PIB da zona do euro cresce 0,2% no 4º trimestre, confirma revisão

Exportações, investimento e consumo ajudaram crescimento do bloco, mas resultado aponta desaceleração na economia

Zona do euro: dados apontam para desaceleração da economia na região (Philippe Huguen/AFP)

Zona do euro: dados apontam para desaceleração da economia na região (Philippe Huguen/AFP)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 7 de março de 2019 às 07h51.

Londres - O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,2% no quarto trimestre de 2018 ante o terceiro, de acordo com pesquisa final divulgada hoje pela Eurostat, órgão de estatísticas da União Europeia. O resultado veio em linha com a projeção de analistas consultados pelo Wall Street Journal e confirmou estimativas anteriores.

Já para a comparação anual, houve revisão para baixo do avanço do PIB do bloco entre outubro e dezembro, de 1,2% para 1,1%. A previsão era de manutenção da alta em 1,2%.

A Eurostat, por outro lado, revisou para cima seu cálculo para o crescimento anualizado do PIB da zona no euro no quarto trimestre, de 0,8% para 0,9%. No terceiro trimestre, o ganho anualizado havia sido de 0,6%. Fonte: Dow Jones Newswires.

As exportações, investimentos e consumo ajudaram o crescimento econômico da região no último trimestre de 2018, compensando a forte queda nos estoques.

Os números confirmam uma desaceleração na economia da zona do euro depois de taxas de crescimento mais robustas nos primeiro e segundo trimestres de 2018, um fator que os mercados esperam que o Banco Central Europeu leve em consideração retirando mais lentamente seu estímulo monetário à economia.

Eurostat informou que o consumo das famílias e do governo acrescentou 0,1 ponto percentual cada um ao resultado final de crescimento trimestral e os investimentos também contribuíram positivamente com 0,1 ponto. O comércio acrescentou 0,2 ponto, ajudando a compensar a queda de 0,4 ponto nos estoques.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoPIBZona do Euro

Mais de Economia

Reforma tributária amplia isenção de impostos para carros de pessoas com deficiência

BNDES abre canal de crédito para empresas atingidas por tarifaço dos EUA; veja como participar

Decisão do Copom reforça que ciclo de corte de juros só deve começar em 2026

CNI critica Selic em 15% e alerta: 'É a paralisia nos investimentos produtivos'