Economia

PIB da União Europeia encolhe 3,6% no 1º trimestre

Com revisão, o PIB da zona do euro encolheu menos do que o que estimado anteriormente entre janeiro e março

União Europeia: perda de 70 bilhões de euros em sete anos no orçamento sem o Reino Unido (Yves Herman/File Photo/Reuters)

União Europeia: perda de 70 bilhões de euros em sete anos no orçamento sem o Reino Unido (Yves Herman/File Photo/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 9 de junho de 2020 às 06h46.

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro encolheu menos do que estimado anteriormente entre janeiro e março, de acordo com a terceira e última leitura do dado, publicada hoje pela agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat.

No primeiro trimestre de 2020, a economia do bloco sofreu contração de 3,6% ante o quarto trimestre de 2019, mostrou a revisão. Na comparação anual, a queda do PIB foi de 3,1%.

Em pesquisa anterior, divulgada em meados de maio, a Eurostat havia calculado retração de 3,8% do PIB da zona do euro na comparação trimestral e recuo de 3,2% no confronto anual.

Apesar da revisão favorável, as quedas do PIB no primeiro trimestre foram as maiores já registradas numa série histórica iniciada em 1995 e ocorreram em meio à pandemia do novo coronavírus, que forçou os países da zona do euro a adotar medidas de isolamento em parte do período. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:PIBUnião Europeia

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto