Economia

PIB da Grécia desaba 6,2% no primeiro trimestre

O Banco Central grego advertiu para o risco de uma recessão mais forte que a esperada este ano

Este é o quinto ano consecutivo de recessão na Grécia, que também passa por uma grave crise política (Sean Gallup/Getty Images)

Este é o quinto ano consecutivo de recessão na Grécia, que também passa por uma grave crise política (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2012 às 08h38.

Atenas - O Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia caiu 6,2% em ritmo anual no primeiro trimestre de 2012, após uma queda de 7,5% no último trimestre de 2011, segundo as primeiras estimativas oficiais.

Em março, o Banco Central grego advertiu para o risco de uma recessão mais forte que a esperada este ano, com uma queda estimada do PIB de 4,5%. Em 2011, o PIB retrocedeu 6,9%.

Este é o quinto ano consecutivo de recessão na Grécia, que também passa por uma grave crise política.

Nas eleições legislativas de 6 de maio, os gregos votaram contra as medidas de austeridade exigidas pela União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) em troca dos empréstimos bilionários ao país.

Mas a Grécia continua no limbo político, já que as eleições não permitiram a formação de um governo. Desde então fracassaram todas as tentativas de formar um Executivo de coalizão, o que deve resultar na convocação de novas eleições legislativas para junho.

Também nesta terça-feira, uma fonte do governo grego informou que o país reembolsará títulos soberanos no valor de 436 milhões de euros a portadores que se negaram a trocar os bônus na operação de reestruturação da dívida realizada em março.

O ex-ministro das Finanças que negociou a troca, Evangelos Venizelos, afirmou em março que estes credores não seriam pagos. Mas o atual governo, responsável pelos assuntos correntes após as eleições de 6 de maio, optou finalmente por evitar o risco de uma disputa.

Com os juros, o valor total deve se aproximar de 450 milhões de euros.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoCrise gregaCrises em empresasDesenvolvimento econômicoEuropaGréciaIndicadores econômicosPIBPiigs

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs