Economia

PIB da França deve crescer 0,1% em 2013, prevê UE

Se o governo francês mantiver as políticas atuais, o déficit deverá aumentar para 3,9% em 2014, elevando a dívida para até 95% do PIB no ano que vem


	Paris vinha considerando uma projeção de crescimento de 0,8% este ano para diminuir seu déficit fiscal a 3% do PIB
 (Dan Kitwood/Getty Images)

Paris vinha considerando uma projeção de crescimento de 0,8% este ano para diminuir seu déficit fiscal a 3% do PIB (Dan Kitwood/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2013 às 08h49.

Paris - Os economistas da União Europeia preveem que a França mal crescerá este ano, comprometendo a promessa do presidente François Hollande de reduzir o déficit fiscal do país a 3% do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo projeções divulgadas nesta sexta-feira pela Comissão Europeia, o braço executivo da UE, o PIB francês deve apresentar uma ligeira alta de 0,1% em 2013 antes de ganhar força e expandir 1,2% em 2014.

Paris vinha considerando uma projeção de crescimento de 0,8% este ano para diminuir seu déficit fiscal a 3% do PIB.

"O crescimento projetado do PIB bem abaixo do potencial vai afetar negativamente o déficit (fiscal). A expectativa é que (o déficit) fique em 3,7%, bem acima da meta oficial deste ano", disse a comissão.

Se o governo francês mantiver as políticas atuais, o déficit deverá aumentar para 3,9% em 2014, elevando a dívida para até 95% do PIB no ano que vem, de estimados 93,4% em 2013 e 90,3% em 2012.

No outono europeu de 2012, a comissão projetava que a França cresceria 0,4% em 2013, com um déficit de 3,5% do PIB.

Durante a bem sucedida campanha presidencial do ano passado, Hollande foi eleito com a promessa de que reduziria o déficit a 3% do PIB este ano.

Para atingir o objetivo, seu governo elevou impostos em mais de 27 bilhões de euros (US$ 35,67 bilhões), em menos de um ano no poder, para reforçar os cofres públicos em momentos de crescimento fraco. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaFrançaIndicadores econômicosUnião EuropeiaPIB

Mais de Economia

Qual o valor do salário mínimo em 2025? Veja histórico dos últimos 10 anos

Como as novas tarifas de Trump podem mexer no mercado de caminhões

Câmara pode votar MP que tributa LCI, LCA e LCD nesta terça em meio a impasse com agro

'É urgente corrigir limites do Simples': parlamentares querem faixa maior para MEI e pequena empresa