Economia

PIB da Espanha cai 0,4% no 2º trimestre e agrava recessão

Os números coincidem com as projeções do Banco da Espanha. O governo prevê um retrocesso da economia de 1,5% no ano e de 0,5% em 2013

Espanha: país deve ter um retorno ao crescimento em 2014 (Jamie McDonald/Getty Images)

Espanha: país deve ter um retorno ao crescimento em 2014 (Jamie McDonald/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2012 às 06h57.

Madri - O Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha caiu 0,4% no segundo trimestre, na comparação com os três meses anteriores, quando registrou queda de 0,3%, e agravou a recessão no país, segundo dados provisórios.

Os números coincidem com as projeções do Banco da Espanha. O governo prevê um retrocesso da economia de 1,5% no ano e de 0,5% em 2013, antes de um retorno ao crescimento em 2014.

Em um comunicado, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) afirma que os resultados são "consequência de um aporte mais negativo da demanda nacional, compensada parcialmente por uma contribuição da demanda externa positiva e de ordem similar à registrada no trimestre precedente".

A Espanha enfrenta ainda um índice de desemprego de 24,63%, que afeta sobretudo os jovens.

O INE anunciou ainda nesta segunda-feira uma alta da inflação em julho, a 2,2% em ritmo anual, depois do resultado de 1,8% em junho.

A inflação, que atingiu o pico em abril de 2011 a 3,5%, o maior resultado desde outubro de 2008, desde então sempre havia registrado queda.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoCrise econômicaCrises em empresasDesenvolvimento econômicoEspanhaEuropaIndicadores econômicosPIBPiigs

Mais de Economia

Pix por aproximação estará disponível em carteira digital do Google semana que vem, diz Campos Neto

Com expectativa sobre corte de gastos, Lula se reúne com Haddad e Galípolo

Haddad afirma que não há data para anúncio de corte de gastos e que decisão é de Lula