Economia

PIB da Agropecuária, que subiu 0,2%, não surpreendeu

O efeito positivo da safra de grãos deu espaço às safras de café e cana-de-açúcar, prejudicadas fortemente pela estiagem


	Para o PIB agropecuário no atual trimestre, jogam a favor as culturas de algodão, feijão primeira safra e milho segunda safra
 (Bloomberg/Bloomberg)

Para o PIB agropecuário no atual trimestre, jogam a favor as culturas de algodão, feijão primeira safra e milho segunda safra (Bloomberg/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2014 às 13h55.

São Paulo - O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária veio dentro do esperado no segundo trimestre de 2014. De acordo com Amaryllis Romano, economista e sócia da consultoria Tendências, o efeito positivo da safra de grãos deu espaço às safras de café e cana-de-açúcar, prejudicadas fortemente pela estiagem.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB do setor subiu 0,2% de abril a junho na comparação com os três primeiros meses do ano e ficou estável ante igual período de 2013.

Para o terceiro trimestre deste ano, Amaryllis prevê que o desempenho será "muito parecido" ao observado agora. "Está realmente dentro de uma evolução positiva", destacou a economista.

Segundo ela, devem jogar a favor do PIB da agropecuária no atual trimestre as culturas de algodão, feijão primeira safra e milho segunda safra, enquanto café e cana devem novamente favorecer pouco o desempenho do setor.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaTrigoIndicadores econômicosAgronegócioPIBAgropecuáriaPIB do BrasilSafras agrícolas

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE