Economia

PIB alemão fica abaixo das previsões no 4º trimestre

O Produto Interno Bruto da Alemanha, ajustado a efeitos do calendário, encolheu 0,6% no quarto trimestre em relação ao terceiro


	Os números da Alemanha em 2012 sem revisão indicaram taxas de crescimento de 0,5%, 0,3% e 0,2% no primeiro, segundo e terceiro trimestre, respectivamente
 (Sean Gallup/Getty Images)

Os números da Alemanha em 2012 sem revisão indicaram taxas de crescimento de 0,5%, 0,3% e 0,2% no primeiro, segundo e terceiro trimestre, respectivamente (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2013 às 05h43.

Frankfurt - A desaceleração econômica da Alemanha estava um pouco pior do que o previsto no final do ano passado, de acordo com dados da agência federal de estatísticas Destatis, mas a maioria dos economistas prevê que a maior economia da Europa evitará a recessão em meio a sinais de que a atividade já está em recuperação.

O Produto Interno Bruto da Alemanha, ajustado a efeitos do calendário, encolheu 0,6% no quarto trimestre em relação ao terceiro, após três trimestres consecutivos de crescimento, tornando a Alemanha em 2012, uma das economias com melhor desempenho na zona do euro.

O resultado, no entanto, ficou aquém de uma previsão anterior feita pelo escritório de estatísticas de uma contração do PIB de 0,5% na comparação trimestral.

Como esperado, a queda nas exportações líquidas foi a principal responsável pela queda do PIB no quarto trimestre, mas o investimento em máquinas e equipamentos também foi "significativamente menor" do que no terceiro trimestre, disse o Destatis em seus resultados preliminares.

O consumo privado e público "avançou ligeiramente" no quarto trimestre ante o terceiro, enquanto o investimento em construção caiu um pouco, afirmou a agência.


Os números da Alemanha em 2012 sem revisão indicaram taxas de crescimento de 0,5%, 0,3% e 0,2% no primeiro, segundo e terceiro trimestre, respectivamente.

A desaceleração econômica da Alemanha durante 2012 foi acompanhada por uma forte queda na utilização da capacidade. Os economistas não esperam que o declínio continue uma vez que o cenário econômico geral tem melhorado e fabricantes alemães começaram a receber mais encomendas do exterior.

Na comparação anual, o PIB da Alemanha cresceu 0,4% no quarto trimestre, em termos ajustados ao calendário, ligeiramente abaixo das previsões de economistas de um crescimento de 0,5%, disse o Destatis.

O PIB alemão expandiu 0,7% em 2012, após dois anos consecutivos de crescimento em 3% ou mais, disse o Destatis, confirmando uma estimativa anterior. A economia cresceu 0,9% em 2012 levando em conta o número de dias de trabalho por ano. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEuropaIndicadores econômicosPaíses ricosPIB

Mais de Economia

Reforma Tributária: relatório está em fase final e votação será na semana do dia 10 de dezembro

Pacote não agrada, IR contamina ajuste e Haddad não descarta novas medidas para frear dívida pública

O que diz a proposta do governo sobre taxação de quem ganha mais de R$ 50 mil por mês; entenda

Pacheco diz que pacote fiscal será prioridade nas próximas três semanas