Economia

PIB da Alemanha cai 5%, maior queda desde a 2ª Guerra

Wiesbaden, Alemanha - O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha diminuiu 5% em 2009, depois do crescimento de 1,3% em 2008, informou hoje o departamento federal de estatísticas do país. Foi o maior declínio desde o final da Segunda Guerra Mundial e superior à previsão média de analistas, de queda de 4,8%. O investimento em […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

Wiesbaden, Alemanha - O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha diminuiu 5% em 2009, depois do crescimento de 1,3% em 2008, informou hoje o departamento federal de estatísticas do país. Foi o maior declínio desde o final da Segunda Guerra Mundial e superior à previsão média de analistas, de queda de 4,8%. O investimento em fábricas e maquinários despencou 20% no ano passado, as exportações caíram 14,7% e as importações, -8,9%. Programas do governo criados para sustentar o consumo deram suporte à economia: o consumo público aumentou 2,7%, enquanto o privado cresceu 0,4%.

Entretanto, esses mesmos programas de estímulo contribuíram para uma deterioração acentuada do orçamento. De acordo com a definição da União Europeia, o déficit orçamentário somou 77,2 bilhões de euros em 2009, ou 3,2% do PIB. Em 2008, a Alemanha teve um orçamento equilibrado. As informações são da Dow Jones.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Após decisão do TCU, Haddad diz que continuará perseguindo meta fiscal

Senado adia votação de segundo projeto de regulamentação da Reforma Tributária

TCU diz que governo não pode mirar piso da meta fiscal e decisão pode levar a novo congelamento

Senado aprova projeto que cria espaço fiscal para combater impactos do tarifaço