Economia

PIB agropecuário seria maior sem contar clima, diz ministro

Pela manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou alta de 7% do indicador para o agronegócio em relação a 2012


	Agricultura: ministro manifestou-se sobre crescimento do PIB agrícola destacando que alta teria chegado a 10% se não fossem condições climáticas
 (Damien Meyer/AFP)

Agricultura: ministro manifestou-se sobre crescimento do PIB agrícola destacando que alta teria chegado a 10% se não fossem condições climáticas (Damien Meyer/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2014 às 19h34.

Brasília - O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário em 2013 teria sido mais expressivo se não fossem as chuvas fortes e a seca em algumas regiões, afirmou hoje (27) o ministro da Agricultura, Antônio Andrade.

Pela manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou alta de 7% do indicador para o agronegócio em relação a 2012.

O resultado supera a alta registrada pelos setores de serviços, de 2%, e indústria, de 1,3%. Também é maior que o crescimento global da economia brasileira, que ficou em 2,3% no ano passado.

Segundo comunicado divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Andrade manifestou-se sobre o crescimento do PIB agrícola destacando que a alta teria chegado a 10% se não fossem as condições climáticas.

“Essa excelente taxa de crescimento deve-se ao resultado da safra no ano de 2013, que atingiu 186,9 milhões de toneladas, impulsionada principalmente por arroz, milho, soja e trigo. Além destes, contribuíram fortemente para o resultado obtido a pecuária e a cana-de-açúcar”, declarou o ministro.

Apesar da colheita recorde de grãos em 2013, a estimativa do IBGE é que a safra deste ano superará a do último em poucas toneladas, ficando praticamente estagnada. A projeção difere da divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que espera colheita de 196 milhões de toneladas.

A Conab, no entanto, usa como referência o ano-safra 2013/2014, enquanto o IBGE trabalha com o ano civil 2014. Este ano, os produtos agrícolas devem ainda sofrer os efeitos de uma queda dos preços das commodities no mercado internacional esperada por analistas.

O PIB da agropecuária refere-se ao valor de tudo que é produzido pelo setor. Em 2013, representou 4,85% do crescimento da economia brasileira.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaClimaIndicadores econômicosMinistério da Agricultura e PecuáriaPIB

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto