Economia

Petroleiros devem cruzar os braços contra leilão de Libra

Paralisação de 24 horas nesta quinta irá protestar contra o leilão e por reajuste salarial acima da inflação


	Plataforma de petróleo: categoria protesta contra o leilão da área gigante de Libra, considerada a maior reserva de petróleo brasileira no pré-sal
 (Yuriko Nakao/Bloomberg)

Plataforma de petróleo: categoria protesta contra o leilão da área gigante de Libra, considerada a maior reserva de petróleo brasileira no pré-sal (Yuriko Nakao/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2013 às 21h22.

Rio de Janeiro - Petroleiros de todo o País devem cruzar os braços a partir da meia-noite desta quarta-feira em protesto contra o leilão de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, e por reajuste salarial acima da inflação, entre outras reivindicações.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) confirmou nesta quarta-feira a paralisação de 24 horas no dia 3 de outubro, data em que a Petrobras completa 60 anos. Em setembro, representantes de trabalhadores do setor do petróleo já haviam aprovado indicativo de greve nacional.

A categoria protesta contra o leilão da área gigante de Libra, considerada a maior reserva de petróleo brasileira no pré-sal, com volumes de 8 bilhões a 12 bilhões de barris, previsto para o próximo dia 21.

Também está em questão uma campanha reivindicatória que inclui pedido de ganho real de 5 por cento dos salários, segundo informou a assessoria de imprensa da FUP.

Nas duas paralisações recentes, no fim de julho e início de agosto, os petroleiros ligados à Petrobras no norte fluminense cruzaram os braços por 24 horas, com impacto mínimo na produção da estatal.

A greve não deverá atingir a produção de petróleo das plataformas, embora possa atingir o fluxo dos terminais, afirmou a assessoria de imprensa da FUP, por telefone.

Acompanhe tudo sobre:Indústria do petróleoIndústrias em geralIndústriaLeilõesGrevesCampo de LibraPré-sal

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis