Economia

Petrobras suspende produção em Tupi

Problemas em equipamentos levaram a estatal a fechar poço temporariamente

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2009 às 11h34.

A Petrobras informou nesta segunda-feira a suspensão temporária da produção do campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, com reservas estimadas em 5 bilhões a 8 bilhões de barris. A empresa detectou um problema de fabricação nos parafusos de fixação da árvore de Natal molhada - equipamento submarino de controle do fluxo de poços -, utilizada no poço para realização do teste de longa duração (TLD). A empresa havia iniciado o refino da primeira carga extraída da camada no dia 30 de junho.

A Petrobras realizou uma inspeção submarina para averiguar possíveis problemas na estrutura, mas não detectou a existência de qualquer vazamento de óleo ou dano nesse equipamento. A decisão de interromper preventivamente a produção em Tupi faz parte da política de segurança e meio-ambiente da Petrobras. O poço, fechado para início da intervenção, voltará a funcionar após o termino da instalação dos novos equipamentos.

"A Petrobras reforça que o problema em questão não está relacionado com aspectos de produção do campo ou de tecnologia e não têm impacto no desenvolvimento do Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos", disse a empresa em comunicado.

Às 10h38, as ações preferenciais da Petrobras (PETR4, sem direito a voto) caíam 2,31%, negociadas a 30 reais. No mesmo instante, o Ibovespa registrava queda de 1,54%, aos 50.151 pontos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Banco Central russo para de comprar moedas estrangeiras para frear desvalorização do rublo

CCJ conclui audiências sobre reforma tributária, mas votação do parecer ainda não tem data

Isenção de IR até R$ 5 mil pode custar R$ 45,8 bilhões aos cofres públicos, calcula Warren