Economia

Petrobras reduz preços da gasolina e do diesel nas refinarias na sexta

As reduções marcam a segunda vez que a estatal corta os preços do combustível neste ano

Combustível: Petrobras faz a segunda redução de preços nas refinarias neste ano (Paulo Whitaker/Reuters)

Combustível: Petrobras faz a segunda redução de preços nas refinarias neste ano (Paulo Whitaker/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 23 de janeiro de 2020 às 15h07.

Rio de Janeiro — A Petrobras reduzirá o preço médio da gasolina em 1,5% nas refinarias a partir de sexta-feira, enquanto as cotações médias do diesel terão um corte de 4,1%, informou a companhia à Reuters em nota, diante de um recuo dos valores do petróleo no mercado global.

As reduções marcam a segunda vez que a estatal corta os preços neste ano. Em 14 de janeiro, a Petrobras havia diminuído em 3% os valores médios do diesel e da gasolina.

Os preços do petróleo caíram mais de 2% na quarta-feira, com o superávit previsto pela Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) para o mercado e preocupações com a demanda em meio ao surto de coronavírus na China, que ofuscou interrupções de produção na Líbia.

Nesta quinta-feira, os preços também operam em queda.

"Se considerarmos o fechamento de ontem, no diesel ela (Petrobras) apertou em 4,5 centavos a arbitragem e a gasolina se manteve na paridade que ela vinha trabalhando em relação à nafta", afirmou o chefe da área de óleo e gás da consultoria INTL FCStone, Thadeu Silva.

A Petrobras tem reiterado que sua política para ambos os combustíveis segue o princípio da paridade de importação, que leva em conta preços no mercado internacionais mais os custos de importadores, como transporte e taxas portuárias, com impacto também do câmbio.

O repasse dos ajustes de preço nas refinarias para o consumidor final nos postos não é imediato e depende de diversos fatores, como consumo de estoques, impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis.

Na semana passada, os preços médios da gasolina e do diesel fecharam em alta nos postos brasileiros, apesar dos cortes de preços da Petrobras nas refinarias.

 

Acompanhe tudo sobre:GasolinaÓleo dieselPetrobras

Mais de Economia

Planalto quer que Haddad explique corte de gastos em pronunciamento em rádio e TV

Para investidor estrangeiro, "barulho local" sobre a economia contamina preços e expectativas

Qual estado melhor devolve à sociedade os impostos arrecadados? Estudo exclusivo responde

IPCA-15 de novembro sobe 0,62%; inflação acumulada de 12 meses acelera para 4,77%