Economia

Petrobras reduz preço da gasolina e do diesel

Somente a queda do diesel chegará ao consumidor porque o governo também elevou um tributo sobre a gasolina

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2009 às 20h19.

A Petrobras vai reduzir o preço cobrado nas refinarias para a gasolina em 4,5% e para o diesel em 15% a partir desta terça-feira (09/06). A redução do preço da gasolina, no entanto, não vai chegar ao consumidor porque o governo também elevou a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, um dos tributos cobrados sobre combustíveis) em 0,05 real por litro.

Já a redução do preço do diesel para o consumidor será equivalente a 9,6%, segundo estimativa do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele explicou que o aumento da Cide cobrada sobre o diesel em 0,04 real por litro e a elevação da mistura de biodiesel no diesel de 3% para 4% a partir de julho vão reduzir o impacto para o consumidor. 

 

A queda dos preços segue o barateamento do petróleo no mercado internacional desde o ano passado, quando o barril chegou a ser negociado a 147 dólares. Nos últimos dias, o petróleo tem oscilado entre 65 e 70 dólares.

"Esse reajuste foi definido pela companhia levando em consideração os preços dos derivados vigentes no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo e estão alinhados com as premissas definidas no plano estratégico da Petrobras", informou a estatal em nota.
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Chinesa GWM diz a Lula que fábrica em SP vai produzir de 30 mil a 45 mil carros por ano

Consumo na América Latina crescerá em 2025, mas será mais seletivo, diz Ipsos

Fed busca ajustes 'graduais' nas futuras decisões sobre juros