Economia

Pesquisa mostra que 30% não querem fusão do Pão de Açúcar

Segundo a Firjan, impacto no mercado é visto como negativo

Carrefour: presidente da Firjan acredita que consumidores perdem com fusão (Philippe Huguen/AFP)

Carrefour: presidente da Firjan acredita que consumidores perdem com fusão (Philippe Huguen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2011 às 18h05.

Rio de Janeiro - Pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) mostra que 30% da indústria nacional de todos os segmentos consideram que a eventual fusão entre os grupos Pão de Açúcar e Carrefour vai ter impacto negativo sobre o mercado.

O resultado da pesquisa já mostra um impacto muito grande na cadeia produtiva, disse hoje (1º) o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

Segundo ele, os consumidores também sairão perdendo. “Vai diminuir a opção de compras. O vendedor e produtor de mercadorias para supermercados serão prejudicados. Na outra ponta, o consumidor também será prejudicado.”

Para Gouvêa Vieira, o argumento de que a fusão ampliará as exportações do Brasil não faz sentido. “Senão, essas empresas já estariam exportando. E não há razão para exportar apenas porque uma empresa brasileira terá 11% do capital de uma empresa estrangeira”.

O presidente da Firjan admite que ocorra concentração econômica na indústria, com objetivo de ganhos em termos de competitividade. “No comércio, é exatamente o inverso. No comércio, quanto mais pulverizado, melhor.”

Acompanhe tudo sobre:CarrefourComércioEmpresasEmpresas abertasEmpresas francesasIndústriaIndústrias em geralPão de AçúcarSupermercadosVarejo

Mais de Economia

Entenda os desafios que a reforma tributária pode trazer às PMEs

EXCLUSIVO: secretário do Tesouro, Rogério Ceron, é entrevistado da EXAME às 15h desta segunda-feira

Boletim Focus: mercado eleva novamente estimativas do IPCA para 2025 e 2026

Temos um espaço muito menor para errar, diz Funchal sobre trajetória da dívida pública