Economia

Perspectivas para zona do euro mostram sinais de esperança

O principal indicador da OCDE subiu para a zona do euro em janeiro, somando 0,2 ponto percentual no bloco monetário comum

Bandeira da União Europeia é vista em frente ao templo Partenon, em Atenas. A economia da zona do euro está caminhando para sua segunda recessão em apenas três anos (John Kolesidis/Reuters)

Bandeira da União Europeia é vista em frente ao templo Partenon, em Atenas. A economia da zona do euro está caminhando para sua segunda recessão em apenas três anos (John Kolesidis/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2012 às 10h16.

Paris - A zona do euro está mostrando sinais hesitantes de melhora, conforme a última leitura da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgada nesta segunda-feira.

O principal indicador da OCDE, uma medida que busca sinalizar os pontos de virada da atividade econômica, subiu para a zona do euro em janeiro e também ficou positivo na Grã Bretanha, somando 0,2 ponto percentual no bloco monetário comum e 0,1 ponto percentual na Grã Bretanha.

As melhoras detectadas nos últimos meses nos Estados Unidos e no Japão se mantiveram, com altas de 0,7 e 0,5 ponto percentual em janeiro, respectivamente, informou em relatório a organização sediada em Paris.

"Os Estados Unidos e o Japão continuam guiando a posição geral, mas de modo mais forte, embora sinais hesitantes estejam começando a surgir dentro de outras grandes economias da OCDE e na zona do euro como um todo", disse.

O Brasil e a China, no entanto, ainda mostram sinais de enfraquecimento, segundo a OCDE, que identificou uma queda de 0,6 ponto percentual para a China e recuo de 0,2 ponto percentual para o Brasil em janeiro.

O grupo da OCDE, composto por mais de 30 nações industrializadas em sua maioria, disse que a medida subiu pelo terceiro mês consecutivo em janeiro, em 0,4 ponto percentual, ligeiramente acima das altas registradas nos meses anteriores.

Acompanhe tudo sobre:EuropaDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoUnião Europeia

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis