Economia

Bancos pequenos e médios têm cenário difícil, diz Fitch

Segundo a agência de classificação de risco Fitch, os pequenos e médios bancos do Brasil enfrentam um ambiente operacional difícil


	Fitch: bancos pequenos e médios são mais dependentes do ambiente econômico, e estão enfrentando um cenário difícil no Brasil
 (Matt Lloyd/Bloomberg)

Fitch: bancos pequenos e médios são mais dependentes do ambiente econômico, e estão enfrentando um cenário difícil no Brasil (Matt Lloyd/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2016 às 06h47.

São Paulo - Os bancos de pequeno e médio portes do Brasil tiveram de rever seus modelos de negócios para lidar com o difícil ambiente operacional do país, segundo a Fitch.

O sucesso dessas instituições, que totalizam cerca de 50 e que oferecem uma gama similar e limitada de produtos e serviços para clientes de varejo e comerciais, depende amplamente de um ambiente que lhes dê sustentação, afirma a agência de classificação de risco.

Na avaliação da Fitch, esses bancos tendem a crescer rapidamente e mos trar bom desempenho quando a economia se expande com força e a demanda por crédito é alta.

No entanto, a demanda doméstica teve forte queda e a Fitch prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil sofrerá contração de 3,3% em 2016, após encolher 3,8% em 2015, com uma recuperação prevista apenas para 2017.

Essa situação está prejudicando os bancos brasileiros menores e seus indicadores de desempenho estão se enfraquecendo, diz a Fitch.

"Com algumas exceções, como o Banco Daycoval e o Banco ABC Brasil, muitos bancos de segunda linha tiveram fracos resultados ou perdas operacionais em 2015 e no primeiro semestre de 2016", ressalta a agência.

Os ratings internacionais atribuídos pela Fitch a 11 de 13 dos bancos brasileiros de segunda linha têm perspectiva negativa, em linha com o setor bancário de modo geral e com o rating soberano do país.

A perspectiva de crescimento desses bancos no curto prazo é limitada, devido à recessão e à migração de grandes bancos para áreas típicas de instituições menores, como empréstimos consignados, diz a Fitch.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingBancosBancos médiosEmpresasFinançasFitchMercado financeiro

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs