Economia

Pedidos de falência diminuem de agosto para setembro

No acumulado de janeiro a setembro, houve um aumento de 13,6%, com 1.502 requerimentos ante 1.322 ante igual período de 2011


	Mulher preocupada: o levantamento mostra ainda que o número de falências decretadas chegou a 54 em setembro
 (Dreamstime.com)

Mulher preocupada: o levantamento mostra ainda que o número de falências decretadas chegou a 54 em setembro (Dreamstime.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2012 às 12h45.

São Paulo - Os pedidos de falências somaram 135 em todo o país no mês de setembro, número 29,6% inferior ao de agosto (192). Porém, na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando houve 108 solicitações, o movimento cresceu 25%. No acumulado de janeiro a setembro, houve um aumento de 13,6%, com 1.502 requerimentos ante 1.322 ante igual período de 2011.

Os dados fazem parte da pesquisa mensal Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. Dos 135 pedidos de falências, 82 referem-se a processos abertos por micro e pequenas empresas, 32 por médias e 21 por companhias de grande porte.

O levantamento mostra ainda que o número de falências decretadas chegou a 54 em setembro. O total é menor do que o registrado em agosto deste ano (80) e em setembro de 2011 (82).

Na avaliação do economista da Serasa Experian Carlos Henrique de Almeida, as quedas na comparação com agosto refletem o fato de o número de dias úteis ter sido menor em setembro (19 ante 23) e a melhora na condição econômica. “Temos sinais de recuperação na economia, com crescimento da produção industrial, entre outros indicadores”, destacou.

Além das condições mais favoráveis com a redução dos juros e a queda da inadimplência do consumidor, as atividades já começam a ser impulsionadas pelas encomendas para as festas de final de ano e para o Dia da Criança, destacou o economista.

Quanto ao resultado do acumulado do ano, ele avalia que esse o aumento dos pedidos de falência é efeito do desaquecimento da economia, no final do ano passado, provocado pela crise externa.

De janeiro a setembro, o número de solicitações de recuperação judicial aumentou 55,7%, com um total de 601 ante 386 em igual período de 2011.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraEmpresasempresas-de-tecnologiaExperianFalênciasSerasa Experian

Mais de Economia

Justiça proíbe financeiras de bloquearem celulares dados em garantia para empréstimos

Banco Central divulga incidente de segurança envolvendo dados cadastrais de chaves Pix

IPCA de abril desacelera e fica em 0,43%; inflação acumulada de 12 meses sobe para 5,53%

BC limita valores entre registradoras de recebíveis de cartões; veja o que muda