Economia

Pedidos de falência caem 23,5% em junho ante maio, diz Boa Vista

Segundo os dados divulgados hoje, as falências decretadas também caíram na margem e no semestre

Falências: empresas pequenas representaram o maior porcentual de falências e recuperações judiciais nos primeiros seis meses do ano (Foto/Thinkstock)

Falências: empresas pequenas representaram o maior porcentual de falências e recuperações judiciais nos primeiros seis meses do ano (Foto/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de julho de 2017 às 13h26.

São Paulo - Os pedidos de falência caíram 23,5% em junho na comparação com maio e acumularam retração de 12,4% no primeiro semestre deste ano, de acordo com os dados da Boa Vista SCPC. Em relação a junho de 2016, a queda foi de 27,2%.

As falências decretadas também caíram na margem e no semestre (-6,7% e -8,2%, respectivamente), assim como os pedidos de recuperação judicial (-35,9% e -26,3%, nessa ordem) e as recuperações judiciais deferidas (-28,3% e -24%, respectivamente).

As empresas pequenas representaram o maior porcentual de falências e recuperações judiciais nos primeiros seis meses do ano, segundo a Boa Vista, respondendo por 86% dos pedidos de falência, 90% das falências decretadas, 90% dos pedidos de recuperação judicial e 91% nos processos deferidos.

Já na divisão por setores, o destaque negativo no semestre é o segmento de serviços, com o maior porcentual de pedidos de falência (43%). Até o primeiro trimestre do ano, a indústria tinha o pior resultado, com 39% dos casos, mas foi o setor que teve redução mais significativa na comparação com 2016, com queda de 23%, e agora figura com porcentual de 32% nos pedidos de falência. Já o Comércio representou 25% dos pedidos de janeiro a junho.

Na avaliação da Boa Vista SCPC, passado o período de intensa retração da atividade econômica, redução do consumo, restrição e encarecimento do crédito, entre outros fatores, as empresas começam a esboçar sinais mais sólidos dos indicadores de solvência. "Fato que deverá continuar, caso confirmado o cenário econômico mais benigno esperado pelo mercado", diz a instituição em nota.

Acompanhe tudo sobre:Boa Vista SCPCeconomia-brasileiraEmpresasFalênciasRecuperações judiciais

Mais de Economia

As duas áreas com maior oportunidade de disrupção no Brasil, segundo fundadores dos maiores VCs

INSS recebeu 480,6 mil pedidos de devolução de descontos no primeiro dia para solicitações

Alesp aprova aumento do salário mínimo paulista para R$ 1804; veja quem tem direito

PF faz busca e apreensão em investigação contra fraudes no INSS em descontos de aposentadorias