Economia

PDT sinaliza divergência com o governo e deve apoiar projeto contra aumento do IOF

Líder do partido, Mario Heringer, afirmou que a maioria dos deputados de legendas são críticos às medidas do governo

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 28 de maio de 2025 às 16h41.

Tudo sobreIOF
Saiba mais

O líder do PDT, Mário Heringer (MG), afirmou que a maioria da bancada do partido se mostrou contra a medida do governo de aumento do IOF e disse que votaria favoravelmente ao projeto de decreto legislativo que prevê o cancelamento dos decretos do Ministério da Fazenda. É a primeira demonstração de divergência do partido com o governo após deixar a base aliada.

O PDT deixou a base do governo no último mês, após o ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT-RJ) se ver em meio a uma fritura externa e interna. A saída ocorreu em meio a divulgação dos escândalos de descontos indevidos nas aposentadorias do INSS.

— Temos maioria para votarmos contra o aumento do IOF. Provavelmente, esse assunto será o tema principal da reunião de líderes — afirmou o líder Mario Heringer (PDT-MG).

Ao menos três partidos de centro também se uniram à oposição na Câmara dos Deputados e se posicionaram a favor dos projetos de decreto legislativo (PDLs) que pedem o cancelamento da elevação do IOF para pessoas jurídicas, medida aprovado na semana passada pelo Ministério da Fazenda.

Com os posicionamentos, aumenta a pressão para o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), pautar as propostas. Já são ao menos 19 projetos de deputados sobre o tema e um no Senado.

Hugo Motta afirmou ao GLOBO, na última segunda-feira, que o tema seria debatido em reunião de líderes. Ele pediu que os coordenadores das bancadas partidárias se reunissem com seus deputados para deliberar sobre o tema, ao longo desta semana. A princípio, a reunião de líderes segue marcada para esta quinta-feira.

Acompanhe tudo sobre:PDTGoverno LulaMinistério da FazendaIOFImpostos

Mais de Economia

Governo estuda comprar alimentos que perderiam mercado nos EUA, diz Haddad

Haddad diz que fala de Trump sobre possível contato com Lula após tarifaço é 'ótima'

Lula cobra ministros e Galípolo sobre demora para lançamento de programa habitacional

Haddad diz que governo não deve retaliar EUA e vai anunciar medidas na próxima semana