Economia

Passos para a competitividade

Como o Brasil pode aumentar sua competitividade? A arqueóloga americana Deborah Wince-Smith, presidente do Conselho de Competitividade dos Estados Unidos, tem algumas sugestões -- utilizadas no processo vivido em seu país na década de 80. Deborah falou a EXAME antes de vir para o Primeiro Congresso Internacional Brasil Competitivo, em São Paulo, no dia 6 […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h23.

Como o Brasil pode aumentar sua competitividade? A arqueóloga americana Deborah Wince-Smith, presidente do Conselho de Competitividade dos Estados Unidos, tem algumas sugestões -- utilizadas no processo vivido em seu país na década de 80. Deborah falou a EXAME antes de vir para o Primeiro Congresso Internacional Brasil Competitivo, em São Paulo, no dia 6 de novembro.

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO "Um bom exemplo da parceria entre o setor público e o privado nos Estados Unidos foi a definição de uma política de tributação que incentiva as empresas a investir em setores de alto risco. O setor de biotecnologia avançou por causa disso."

PATENTES "Os Estados Unidos inovaram ao permitir a parceria entre universidades e o setor privado na criação de conhecimento. No começo, muitas pessoas foram contra. Mas isso permitiu que a tecnologia fosse aplicada em produtos e serviços."

BRASIL "Um grande desafio do Brasil é melhorar a distribuição de renda. Sem isso, não é possível incrementar a produtividade.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'