Economia

Passamos por transformação da economia, diz Levy

Ministro da Fazenda diz que há mudança da economia em nível global, com queda do preço das commodities, e que o Brasil está acompanhando esse cenário


	Joaquim Levy: ministro diz que país vai mudar pela força da economia
 (REUTERS/Paulo Whitaker)

Joaquim Levy: ministro diz que país vai mudar pela força da economia (REUTERS/Paulo Whitaker)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2015 às 12h17.

Florianópolis - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou na manhã deste sábado que há mudança da economia em nível global, que inclui a queda do preço das commodities, e que o Brasil está acompanhando este cenário. "Estamos passando por momento de ajuste e de transformação", disse em entrevista coletiva em Florianópolis (SC).

Segundo ele, num momento em que o mundo todo está mudando o Brasil tem de mudar, por meio do ajuste fiscal, porque "é importante ter as contas em dia". Levy acrescentou que o País também vai mudar pela força da economia. "(Brasil) está aumentando as exportações, quer ser mais competitivo", disse.

De acordo com o ministro, a retomada do crescimento brasileiro passa basicamente por dois fatores: completar o ajuste fiscal de maneira "robusta" no Congresso e retomar confiança do setor privado para investimentos. "Inclui votação no (Congresso), evitar novos riscos fiscais, riscos de despesas que possam ter efeito no médio e longo prazo, e inclui ter confiança do setor privado, para que esteja disposto a crescer", explicou. "Se isso acontecer, acho que 2016 pode ser um ano de notícias boas."

O ministro cumpre agenda extensa neste sábado em Santa Catarina, que inclui palestra a lideranças, em Florianópolis, almoço com empresários e visitas a fábricas em Joinville. No fim do dia, ele também deve participar da missa de sétimo dia do senador Luiz Henrique da Silveira.

Acompanhe tudo sobre:Ajuste fiscalCrise econômicaJoaquim LevyMinistério da Fazenda

Mais de Economia

Haddad sugere uso responsável do novo consignado, com 'troca de dívida mais cara ou com agiota'

Conselho do FGTS aprova nova faixa do MCMV para famílias com renda de até R$ 12 mil por mês

MT ganha e SP perde: o impacto bilionário da guerra comercial entre EUA e China para os estados

Governo federal pagou R$ 2,5 bi em dívidas de estados e municípios no primeiro trimestre de 2025