Economia

Passagens aéreas e gasolina deram trégua ao IPCA

Passagens subiram, em média, 3,91% em novembro, enquanto em outubro a alta chegou a 14,26%

Já o litro de gasolina ficou 0,25% mais barato no mês passado, após ter tido um aumento de 0,17% no mês anterior (Divulgação)

Já o litro de gasolina ficou 0,25% mais barato no mês passado, após ter tido um aumento de 0,17% no mês anterior (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2012 às 14h05.

Rio de Janeiro - Os preços das passagens aéreas diminuíram a alta em novembro, contribuindo para amenizar o impacto do grupo Transportes na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mês. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou o índice hoje, a queda na gasolina também levou o grupo a uma ligeira alta, de 0,01%, após ter registrado variação positiva de 0,48% em outubro.

As passagens aéreas subiram, em média, 3,91% em novembro, enquanto em outubro a alta chegou a 14,26%. Já o litro de gasolina ficou 0,25% mais barato no mês passado, após ter tido um aumento de 0,17% no mês anterior.

No entanto, o litro do etanol ficou mais caro, saindo de uma queda de 0,36% para uma alta de 1,28%, na mesma base de comparação. Outros itens como seguro voluntário (de 4,50% em outubro para -0,56% em novembro) e automóveis, tanto novos (de -0,09% para -0,51%) quanto usados (de -0,15% para -1,08%), tiveram queda de preços.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoCombustíveisConsumoEstatísticasGasolinaIBGEIndicadores econômicosInflaçãoIPCAPreçosSetor de transporte

Mais de Economia

Câmara aprova projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Alckmin se reúne hoje novamente com empresários para discutir tarifas de Trump

Após reunião sem acordo, Haddad fala em 'solução rápida' para o IOF

Reunião no STF termina sem acordo entre governo e Congresso sobre IOF