Economia

Passagens aéreas contribuem para alta da prévia da inflação

Segundo o IBGE, o IPCA-15 acumula taxa de 6,46% em 12 meses, abaixo do teto da meta de inflação do governo federal


	IPCA-15: entre os itens que contribuíram para o aumento com os gastos de transporte estão as passagens aéreas e gasolina
 (Paulo Whitaker/Reuters)

IPCA-15: entre os itens que contribuíram para o aumento com os gastos de transporte estão as passagens aéreas e gasolina (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2014 às 09h42.

Rio de Janeiro - A prévia da inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), ficou em 0,79% em dezembro deste ano. A taxa é superior às observadas em novembro deste ano (0,38%) e em dezembro do ano passado (0,75%).

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IPCA-15 acumula taxa de 6,46% em 12 meses, portanto abaixo do teto da meta de inflação do governo federal, que é de 6,5%.

A alta da inflação foi puxada principalmente pelos transportes, que tiveram inflação de 1,59% em dezembro. Entre os itens que contribuíram para o aumento com os gastos de transporte estão as passagens aéreas (com inflação de 42,42%) e a gasolina (2,15%).

Outro grupo de despesas que teve peso grande na prévia da inflação de dezembro foram os alimentos e bebidas, que tiveram alta de preços de 0,94%. Nessa categoria, as principais pressões inflacionárias vieram das carnes (4,02%), batata-inglesa (27,2%), cebola (9,83%) e refeições fora de casa (1,37%).

Apenas o grupo de despesas comunicação teve deflação (queda de preços), de 0,08% na prévia de dezembro.

Acompanhe tudo sobre:IBGEEstatísticasInflaçãoIPCAIndicadores econômicos

Mais de Economia

Após decisão do TCU, Haddad diz que continuará perseguindo meta fiscal

Senado adia votação de segundo projeto de regulamentação da Reforma Tributária

TCU diz que governo não pode mirar piso da meta fiscal e decisão pode levar a novo congelamento

Senado aprova projeto que cria espaço fiscal para combater impactos do tarifaço