Economia

Para Uruguai, acordo entre UE e Mercosul está distante

Negociações estavam paradas pela falta de convergência sobre setor automobilístico, importante para a UE; o Mercosul pede maior abertura na área agrícola

Uruguai: funcionária da chancelaria disse que o Mercosul se moveu "praticamente" até o seu limite, mas do lado europeu não se percebe "nenhum tipo de movimento" (Marlos Bakker/Viagem e Turismo/Reprodução)

Uruguai: funcionária da chancelaria disse que o Mercosul se moveu "praticamente" até o seu limite, mas do lado europeu não se percebe "nenhum tipo de movimento" (Marlos Bakker/Viagem e Turismo/Reprodução)

A

AFP

Publicado em 26 de julho de 2018 às 17h55.

Para o Uruguai, o acordo entre Mercosul e União Europeia, negociado há quase duas décadas, ainda está longe de se concretizar, sinalizou uma alta funcionária da chancelaria nesta quinta-feira (26) ao semanário Búsqueda.

"Continuamos apostando que a negociação terminará. Mas não há nada que tenha acontecido em Bruxelas que nos faça sentir que estamos mais perto de um acordo. E não pelo Mercosul, mas porque não houve movimentos do lado da UE", disse a diretora-geral de Integração e Mercosul do Uruguai, Valeria Csukasi, em entrevista à publicação.

Segundo a diplomata uruguaia, o Mercosul "se moveu", tomou decisões, "mas isso não mobilizou do outro lado nenhum tipo de resposta concreta" em temas de interesse para o bloco sul-americano.

"Isso nos deixa mais perto do que a União Europeia precisa, mas não nos deixa mais perto do que o Mercosul precisa para fechar" um acordo, acrescentou.

"Sei que o ministro (das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa) acha o mesmo", assegurou.

"Estamos - acrescentou - mais perto do limite real do Mercosul, começam a acabar os espaços", advertiu.

Csukasi explicou que o Mercosul se moveu "praticamente" até o seu limite, mas do lado europeu não se percebe "nenhum tipo de movimento, nenhum, em seus temas de interesse".

"Se a atitude (da UE) continua sendo a mesma de pedir mais, acho que naturalmente vamos para uma desaceleração das negociações", disse a alta funcionária que participa das negociações.

As negociações tinham estagnado no final de abril, pela falta de convergência sobre o setor automobilístico, importante para a UE, que busca um maior acesso de para as suas exportações no bloco sul-americano, enquanto o Mercosul deseja maior abertura na área agrícola.

Acompanhe tudo sobre:União EuropeiaUruguaiMercosul

Mais de Economia

Após decisão do TCU, Haddad diz que continuará perseguindo meta fiscal

Senado adia votação de segundo projeto de regulamentação da Reforma Tributária

TCU diz que governo não pode mirar piso da meta fiscal e decisão pode levar a novo congelamento

Senado aprova projeto que cria espaço fiscal para combater impactos do tarifaço