Economia

Para Mantega, trajetória do PIB é de crescimento

Valor registrado não correspondeu às expectativas do governo e dos analistas de mercado


	Guido Mantega: o ministro destacou a evolução dos números registrados para o PIB no ano, 0,1% no primeiro trimestre, alta de 0,2% no segundo e 0,6% no terceiro
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Guido Mantega: o ministro destacou a evolução dos números registrados para o PIB no ano, 0,1% no primeiro trimestre, alta de 0,2% no segundo e 0,6% no terceiro (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2012 às 12h48.

São Paulo - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira que, apesar de o crescimento do PIB não ter correspondido às expectativas do governo e dos analistas do mercado, a trajetória é de crescimento. Ele destacou a evolução dos números registrados no ano: 0,1% no primeiro trimestre, alta de 0,2% no segundo e 0,6% no terceiro.

De acordo com Mantega, um dos motivos que levaram à frustração das expectativas no terceiro trimestre foi o governo e os analistas terem olhado mais para o setor agropecuário, que registrou queda forte no segundo trimestre, e menos para o setor de serviços. "Olhamos mais para a agricultura e menos para o setor de serviços", disse, referindo-se à variação zero deste último segmento. O ministro previu na semana passada que o País registraria uma expansão ao redor de 1,2% no período.

No entanto, ele projeta expansão de 1% do PIB no quarto trimestre e mantém a previsão de crescimento da ordem de 4% em 2013. "Posso afirmar que a economia está em trajetória de aquecimento", disse. Ele não soube explicar o baixo desempenho do consumo do governo. "O consumo do governo foi fraco. Ainda não sabemos exatamente o que aconteceu", explicou.

Mantega acrescentou que a recuperação da Formação Bruta de Capital Fixo é mais lenta neste ano, mas dá sinais de retomada no quarto trimestre. "As vendas de caminhões apresentaram bom desempenho a partir de outubro e isso é uma indicação positiva de que os investimentos estão avançando", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Guido MantegaIndicadores econômicosMinistério da FazendaPersonalidadesPIBPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

Temos um espaço muito menor para errar, diz Funchal sobre trajetória da dívida pública

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil recairá sobre grandes empresas, diz Rodrigo Maia

A crescente força das gerações prateadas no Brasil

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje