Economia

País tem todas as condições de liderar transição para economia verde, diz Mercadante

O País tem uma capacidade de produção industrial que foi muito relevante no passado e segue sendo complexa. disse Mercadante

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante durante discurso de sua posse, no Rio de Janeiro (Tomaz Silva/Agência Brasil)

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante durante discurso de sua posse, no Rio de Janeiro (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 19 de março de 2024 às 12h50.

Última atualização em 19 de março de 2024 às 13h35.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse nesta terça-feira, 19, que o Brasil tem todas as condições de liderar a transição para a economia verde e sustentável.

"O País tem uma capacidade de produção industrial que foi muito relevante no passado e segue sendo complexa, diversa e com grande potencial de recuperação", disse.

Durante o seminário "Descarbonização: Rumo à Mobilidade de Baixo Carbono no Brasil", realizado pelo Esfera Brasil e MBCBrasil, Mercadante afirmou que países ao redor do mundo têm adotado políticas de estímulo à produção industrial. Citou os casos dos Estados Unidos e da União Europeia.

"Os Estados Unidos estão com uma política de subsídio, de compras públicas, de protecionismo, para recompor sua base industrial e a União Europeia vai na mesma direção", argumentou.

Segundo Mercadante, "estamos vivendo uma janela de oportunidades extraordinária para o Brasil". "O cenário internacional é muito desafiador, as tensões geopolíticas, as disputas, as medidas de política industrial tomadas pelos Estados Unidos, União Europeia China, Japão, Ásia, colocam novos desafios para o Brasil. Tínhamos nos anos 1980 uma indústria maior que a China e Coreia juntos, e vimos o processo de desindustrialização acelerada no Brasil", completou.

Diante desse cenário, disse o presidente do BNDES, é preciso estabelecer uma nova relação entre Estado e economia, com políticas públicas e investimento voltados ao setor. "Tivemos melhora do ambiente macro e brasileiros precisam parar de falar mal do Brasil", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Aloizio MercadanteBNDES

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'