Economia

Pagamento do Garantia-Safra começa este mês no Nordeste

Ministério do Desenvolvimento Agrário autorizou o pagamento de benefícios a agricultores de 74 municípios do Nordeste que aderiram ao Garantia-Safra


	Secagem de grãos de café: recursos serão liberados pela Caixa Econômica Federal
 (Paulo Fridman/Bloomberg)

Secagem de grãos de café: recursos serão liberados pela Caixa Econômica Federal (Paulo Fridman/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 09h58.

Brasília - O Ministério do Desenvolvimento Agrário autorizou o pagamento de benefícios a agricultores de 74 municípios da Região Nordeste que aderiram ao Garantia-Safra.

A permissão para os repasses referentes à safra 2012/2013 consta em portaria, publicada na edição de hoje (9) do Diário Oficial da União.

De acordo com a norma, os valores serão pagos, a partir deste mês, a agricultores de cidades da Bahia, do Ceará, Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, do Sergipe e Piauí.

Os recursos serão liberados pela Caixa Econômica Federal, de acordo com o calendário de pagamentos de benefícios sociais do banco.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para atender agricultores familiares que sofrem perda da safra por seca ou excesso de chuva.

O benefício é para os agricultores da Região Nordeste, do norte do estado de Minas Gerais, do Vale do Mucuri, do Vale do Jequitinhonha e do norte do Estado do Espírito Santo. Essas áreas são de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), e a região é majoritariamente semiárida.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, para participar do Garantia-Safra, é necessário que anualmente estados, municípios e agricultores localizados na área de atuação da Sudene façam adesão ao projeto.

O Garantia-Safra beneficia agricultores que tiveram perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho e outras atividades agrícolas no Semiárido.

A indenização é paga em até seis parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos da Caixa.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaAgronegócioRegião NordesteTrigo

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China