Gerárd Depardieu, que "fugiu" da França para pagar menos impostos (Odd Andersen/AFP)
Da Redação
Publicado em 27 de dezembro de 2012 às 05h00.
São Paulo – O grupo de endinheirados famosos que se mudam de país para não pagar impostos ganhou mais um membro neste mês, o ator Gerard Depardieu, que deixou a França para ter alguns trocados a mais no bolso.
Ele não está sozinho nessa lista. Outros milionários famosos já fizeram o mesmo: trocaram seus países por residências em locais com regras fiscais menos pesadas.
Conheça abaixo alguns dos casos:
Gerard Depardieu
As políticas econômicas de François Hollande na França têm, literalmente, afastado pessoas do país. Recentemente foi a vez do ator Gerard Depardieu “fugir” para a Bélgica, buscando sentir menos peso dos impostos em seu bolso.
O ator foi morar na vila de Nechin, perto da fronteira com a França, e em seu novo país de residência não precisará pagar impostos sobre os ganhos de capital com vendas de ações, por exemplo.
Rolling Stones
O que acontece quando um grupo musical muda de país para pagar menos impostos? Um monte de músicas inspiradas no momento. Foi assim que surgiu o Exile On Main Street, ou exílio na rua principal, na tradução para o português, do Rolling Stones.
A parte irônica desta história é que, para fugir dos impostos do Reino Unido, a banda foi para a França nos anos 1970, lugar de onde agora as pessoas fogem para não pagar impostos.
Eduardo Saverin
O brasileiro cofundador do Facebook possuía também a cidadania americana mas, no início deste ano, renunciou ao benefício para viver em Cingapura e se ver livre de um monte de impostos.
Segundo a agência de notícias Bloomberg, que noticiou o fato, essa seria uma manobra de Saverin para pagar menos impostos do que pagaria se vivesse nos Estados Unidos. Tanto que a mudança aconteceu pouco antes da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da rede social.
O cálculo dos senadores democratas Chuck Schumer e Bob Casey, que fizeram um projeto de lei para recusar o exílio fiscal do empreendedor, mostra que a manobra poderia evitar uma taxação de 67 milhões de dólares durante a entrada do Facebook na bolsa americana.
Lewis Hamilton
Outro britânico que optou pelo exílio fiscal foi o piloto de Fómula 1 Lewis Hamilton. Os altos prêmios e salários comuns na categoria fez com que o piloto trocasse seu país pela Suíça, país famoso por regras fiscais bem flexíveis, como mostrou o jornal inglês Daily Mail.
Sean Connery
Nos anos 1970, o ator nascido na Escócia deixou o Reino Unido e foi morar na Espanha em busca de impostos mais brandos sobre sua fortuna. Mais recentemente, escolheu Bahamas para viver, um paraíso fiscal para dinheiro nenhum botar defeito.