Economia

Os endinheirados famosos que fogem dos impostos

Conheça alguns casos de exilados fiscais, grupo que ganhou mais um membro neste mês


	Gerárd Depardieu, que "fugiu" da França para pagar menos impostos
 (Odd Andersen/AFP)

Gerárd Depardieu, que "fugiu" da França para pagar menos impostos (Odd Andersen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de dezembro de 2012 às 05h00.

São Paulo – O grupo de endinheirados famosos que se mudam de país para não pagar impostos ganhou mais um membro neste mês, o ator Gerard Depardieu, que deixou a França para ter alguns trocados a mais no bolso.

Ele não está sozinho nessa lista. Outros milionários famosos já fizeram o mesmo: trocaram seus países por residências em locais com regras fiscais menos pesadas.

Conheça abaixo alguns dos casos:

Gerard Depardieu

As políticas econômicas de François Hollande na França têm, literalmente, afastado pessoas do país. Recentemente foi a vez do ator Gerard Depardieu “fugir” para a Bélgica, buscando sentir menos peso dos impostos em seu bolso.

O ator foi morar na vila de Nechin, perto da fronteira com a França, e em seu novo país de residência não precisará pagar impostos sobre os ganhos de capital com vendas de ações, por exemplo.

Rolling Stones

O que acontece quando um grupo musical muda de país para pagar menos impostos? Um monte de músicas inspiradas no momento. Foi assim que surgiu o Exile On Main Street, ou exílio na rua principal, na tradução para o português, do Rolling Stones.


A parte irônica desta história é que, para fugir dos impostos do Reino Unido, a banda foi para a França nos anos 1970, lugar de onde agora as pessoas fogem para não pagar impostos.

Eduardo Saverin

O brasileiro cofundador do Facebook possuía também a cidadania americana mas, no início deste ano, renunciou ao benefício para viver em Cingapura e se ver livre de um monte de impostos.

Segundo a agência de notícias Bloomberg, que noticiou o fato, essa seria uma manobra de Saverin para pagar menos impostos do que pagaria se vivesse nos Estados Unidos. Tanto que a mudança aconteceu pouco antes da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da rede social.

O cálculo dos senadores democratas Chuck Schumer e Bob Casey, que fizeram um projeto de lei para recusar o exílio fiscal do empreendedor, mostra que a manobra poderia evitar uma taxação de 67 milhões de dólares durante a entrada do Facebook na bolsa americana.

Lewis Hamilton

Outro britânico que optou pelo exílio fiscal foi o piloto de Fómula 1 Lewis Hamilton. Os altos prêmios e salários comuns na categoria fez com que o piloto trocasse seu país pela Suíça, país famoso por regras fiscais bem flexíveis, como mostrou o jornal inglês Daily Mail.

Sean Connery

Nos anos 1970, o ator nascido na Escócia deixou o Reino Unido e foi morar na Espanha em busca de impostos mais brandos sobre sua fortuna. Mais recentemente, escolheu Bahamas para viver, um paraíso fiscal para dinheiro nenhum botar defeito.

Acompanhe tudo sobre:ImpostosLeãoParaísos fiscais

Mais de Economia

Haddad: reação do governo aos comentários do CEO global do Carrefour são “justificadas”

Contas externas têm saldo negativo de US$ 5,88 bilhões em outubro

Mais energia nuclear para garantir a transição energética

Boletim Focus: mercado reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024