Economia

Os conselhos de vencedores do Nobel para jovens economistas

"Se você não encontrar trabalhos onde goste do dia-a-dia, não vai conseguir trabalhar duro o suficiente para realizar o que você quer", diz Alvin Roth

Shiller: "os jovens frequentemente subestimam a tolerância das pessoas mais velhas como eu na profissão" (Divulgação/Bloomberg)

Shiller: "os jovens frequentemente subestimam a tolerância das pessoas mais velhas como eu na profissão" (Divulgação/Bloomberg)

João Pedro Caleiro

João Pedro Caleiro

Publicado em 10 de junho de 2017 às 08h00.

Última atualização em 10 de junho de 2017 às 08h00.

São Paulo - Recentemente, 8 vencedores do prêmio Nobel de Economia foram convidados a gravar um vídeo com conselhos para jovens economistas.

A iniciativa antecede o 6º encontro das Ciências Econômicas, agendado para 22 e 26 de agosto na cidade de Lindau, na Alemanha.

O evento deve reunir 19 vencedores do prêmio Nobel em Economia com 400 jovens economistas do mundo todo.

Veja alguns dos conselhos e o vídeo em seguida:

Angus Deaton, vencedor em 2015

"É muito importante para as pessoas fazerem as coisas porque realmente querem fazê-las, e trabalhar em ideias que sejam realmente importantes para elas."

Alvin E. Roth, vencedor em 2012

"Se você não encontrar trabalhos onde você goste da parte do dia-a-dia, você não vai conseguir trabalhar duro o suficiente para realizar as coisas que você quer."

"Você verá que os seus colegas educados em outro lugar tem alguns pontos de vista diferentes, e eu acho que uma das coisas valiosas é a conversa entre os próprios jovens."

 

Edmund Phelps, vencedor em 2006

"Os economistas mais jovens estão perdendo o lado humano da atividade econômica. É importante que os economistas jovens tirem seu nariz dos dados."

Robert Shiller, vencedor em 2013

"Pessoas que entram hoje na Economia frequentemente adotam uma visão cínica: 'ah, é tudo matemática, eu preciso jogar um certo jogo' (...) Os jovens frequentemente subestimam a tolerância das pessoas mais velhas como eu na profissão. A tolerância em relação a ideias experimentais (...) eles também subestimam o quanto pessoas da minha idade se entediam com pessoas que simplesmente fazem o mesmo que estivemos fazendo. Queremos ouvir algo diferente."

 

Oliver Hart, vencedor em 2016

"Fazer perguntas difíceis e interessantes é algo muito importante (...) tente perguntar algo um pouco mais desafiador e que você pense: 'acho que ninguém nunca realmente respondeu a essa questão."

"As interações mais importantes que eu tive na vida não foram com veteranos, foram com colegas. Eu tirei muito resultado de fazer co-autorias."

Veja no vídeo:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=k9X0ogs0Ihc%5D

Acompanhe tudo sobre:EconomistasPrêmio NobelRobert Shiller

Mais de Economia

China surpreende mercado e mantém juros inalterados

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi