PETRÓLEO: preço de petróleo brent tem alta histórica, nesta segunda-feira / David McNew/Getty Images (David McNew/Getty Images)
Reuters
Publicado em 25 de outubro de 2018 às 11h52.
Londres - Os produtores de petróleo da Opep e aliados, que concordaram em flexibilizar cortes de oferta em junho, podem precisar mudar de rumo devido ao aumento dos estoques e às incertezas econômicas, segundo conclusões de painel ministerial divulgadas nesta quinta-feira.
O Comitê de Monitoramento Ministerial Conjunto analisou o relatório mensal preparado por seu Comitê Técnico Conjunto, que apontou que os países cumpriam 111 por cento dos cortes de oferta prometidos em setembro. Em agosto, a adesão era de 129 por cento.
"O comitê expressou satisfação geral com o desempenho coletivo dos países membros no mês de setembro", disse o comunicado.
"O comitê, no entanto, expressou preocupação com o aumento dos estoques nas últimas semanas e também notou incertezas macroeconômicas iminentes que podem exigir mudança de rumo."
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados terão um novo encontro para discutir suas políticas em dezembro.