Economia

Onda de redução abrangente das taxas de juro continua na China

O Banco Shengjing reduzirá as taxas de juro de depósito a prazo em 8 de fevereiro, e o Banco Internacional de Xiamen também reduzirá as taxas de juro de depósito a prazo após o Ano Novo Chinês

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 8 de fevereiro de 2024 às 17h48.

Última atualização em 8 de fevereiro de 2024 às 18h21.

A onda de redução abrangente das taxas de juro dos bancos comerciais continua. Segundo o portal chinês, Yicai, alguns bancos estão prestes a iniciar uma nova rodada de redução das taxas de juro de depósito. O Banco Shengjing reduzirá as taxas de juro de depósito a prazo em 8 de fevereiro, e o Banco Internacional de Xiamen também reduzirá as taxas de juro de depósito a prazo após o Ano Novo Chinês.

Nos últimos tempos, a tendência de poupança dos residentes aumentou, enquanto a tendência de consumo diminuiu, devido à falta de confiança suficiente nas expectativas de renda futura e nas condições de mercado.

De acordo com a análise do mercado, a redução das taxas de depósito não apenas ajuda a aliviar a pressão sobre a redução da margem líquida de juros dos bancos, promovendo assim a concessão de empréstimos pelos bancos para a economia real, mas também ajuda a normalizar a poupança dos residentes domésticos, beneficiando em certa medida o consumo.

Acompanhe tudo sobre:ChinaJuros

Mais de Economia

China e Brasil: Destaques da cooperação econômica que transformam mercados

'Não vamos destruir valor, vamos manter o foco em petróleo e gás', diz presidente da Petrobras

Governo estima R$ 820 milhões de investimentos em energia para áreas isoladas no Norte

Desemprego cai para 6,4% no 3º tri, menor taxa desde 2012, com queda em seis estados