Economia

Oliveira assume Secretaria da Fazenda interinamente

Segundo Ministério, economista assumiu interinamente a condução da Secretaria-Executiva no lugar de Nelson Barbosa


	Oliveira atuava como secretário-executivo adjunto da pasta e ficará no cargo até o ministro Guido Mantega encontrar um substituto
 (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Oliveira atuava como secretário-executivo adjunto da pasta e ficará no cargo até o ministro Guido Mantega encontrar um substituto (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2014 às 14h06.

Brasília - O economista Dyogo de Oliveira assumiu interinamente a condução da Secretaria-Executiva do Ministério da Fazenda nesta segunda-feira, no lugar de Nelson Barbosa, que entregou o cargo na última sexta-feira.

Oliveira atuava como secretário-executivo adjunto da pasta e ficará no cargo até o ministro Guido Mantega encontrar um substituto.

Fontes da Fazenda informaram à Reuters que Mantega deve buscar um economista de fora da pasta para responder pela Secretaria-Executiva, optando por dar um caráter mais administrativo à secretaria. Entre os nomes considerados estariam o do secretário-executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, e o de Nelson Machado, ex-secretário-executivo da Fazenda.

"Eles querem alguém de fora. O Simão pode ser uma boa opção porque ele sabe como funciona um ministério", comentou uma das fontes.

Apesar disso, não deve ser descartada a possibilidade de Mantega manter Oliveira no cargo. Desde a saída de Nelson Barbosa, o setor produtivo, de acordo com as fontes, fez chegar ao ministro a informação de que veria com bons olhos a opção sob argumento de que o secretário-executivo interino se posicionou como um importante interlocutor da área econômica junto aos empresários.

Nesse quadro, o secretário do Tesouro, Arno Augustin, fortalecido no governo com a saída de Barbosa, não seria transferido para a Executiva.

Barbosa passa agora a cumprir período de quarentena antes de retornar para suas atividades no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A saída de Barbosa foi comunicada pelo Ministério da Fazenda em 13 de maio, a partir de então, ele entrou em período de férias.

Acompanhe tudo sobre:Arno AugustinEconomistasGoverno DilmaMinistério da FazendaNelson BarbosaPolítica

Mais de Economia

Governo estuda comprar alimentos que perderiam mercado nos EUA, diz Haddad

Haddad diz que fala de Trump sobre possível contato com Lula após tarifaço é 'ótima'

Lula cobra ministros e Galípolo sobre demora para lançamento de programa habitacional

Haddad diz que governo não deve retaliar EUA e vai anunciar medidas na próxima semana