Economia

Chuvas permitem primeiros plantios de soja

Irregularidade das precipitações nas próximas semanas no Centro-Oeste levará risco às lavouras que forem semeadas


	Colheitas de soja: o Brasil deve colher uma safra recorde de soja na temporada 2013/14, que está começando, caso se confirmem os indicativos de produtividade
 (Paulo Fridman/Bloomberg)

Colheitas de soja: o Brasil deve colher uma safra recorde de soja na temporada 2013/14, que está começando, caso se confirmem os indicativos de produtividade (Paulo Fridman/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2013 às 12h51.

São Paulo - Chuvas previstas para hoje e nos próximos dias devem permitir que produtores de soja de Mato Grosso e Paraná iniciem o plantio, mas a irregularidade das precipitações nas próximas semanas no Centro-Oeste levará risco às lavouras que forem semeadas, disse nesta terça-feira um agrometeorologista.

"A frente fria aos poucos vem avançando sobre o Brasil Central onde já há previsão para chuvas nesta terça-feira sobre São Paulo --onde já chove desde ontem à noite--, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais", disse Marco Antonio dos Santos, da Somar Meteorologia, em nota.

Ele destacou que os volumes previstos para a semana deverão oscilar entre 20 e 50 milímetros, o que "não são grandes volumes, mas o suficiente para permitir que muitos produtores mato-grossensse e paranaenses iniciem o plantio da nova safra de soja".

Não há indicativos, no entanto, de que novas chuvas generalizadas possam ocorrer ainda nesse mês de setembro em Mato Grosso, ressaltou Santos.

No Centro-Oeste e no Sudeste, os próximos 40 dias ainda serão de chuvas "muito irregulares, muito semelhante a 2012". O plantio não irá ocorrer de forma homogênea em todas as localidades dessas regiões, disse ele.

Santos aponta "possíveis perdas àqueles que realizarem o plantio nessas primeiras chuvas da primavera".

As chuvas no Paraná deverão ser mais regulares.

Mato Grosso e Paraná são os dois maiores Estados produtores de soja do país. Desde o início desta semana está permitido oficialmente o plantio da oleaginosa nestas regiões.

O Brasil deve colher uma safra recorde de soja na temporada 2013/14, que está começando, caso se confirmem os indicativos de produtividade, que dependem em grande parte do regime de chuvas.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaChuvasCommoditiesSojaTrigo

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto