Economia

OCDE: Guerra de Trump pode ameaçar crescimento econômico de 2018

A economia mundial caminha para ter o maior crescimento dos últimos 8 anos, mas as imposições comerciais do presidente dos EUA podem prejudicar

Trump: a organização elevou a projeção para o crescimento global tanto para 2018 quanto 2019 para 3,9 por cento (Jonathan Ernst/Reuters)

Trump: a organização elevou a projeção para o crescimento global tanto para 2018 quanto 2019 para 3,9 por cento (Jonathan Ernst/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 13 de março de 2018 às 09h59.

Paris - A economia global registrará o crescimento mais forte em sete anos em 2018 graças à recuperação do comércio e do investimento, disse a OCDE nesta terça-feira, alertando ao mesmo tempo que uma guerra comercial pode ameaçar esse cenário melhor.

Ao atualizar seu cenário para as economias do G20, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico elevou a projeção para o crescimento global tanto para 2018 quanto 2019 para 3,9 por cento --nível mais alto desde 2011-- ante estimativas anteriores de 3,6 por cento para ambos os anos.

A melhora das projeções deve-se em parte às expectativas de que os cortes tributários nos Estados Unidos vão impulsionar a maior economia do mundo, disse a OCDE.

"Achamos que a economia mais forte está aqui para ficar nos próximos dois anos", disse à Reuters o economista-chefe interino da OCDE, Álvaro Pereira. "Estamos voltando a circunstâncias mais normais do que vimos nos últimos 10 anos."

A recuperação do investimento empresarial global vai manter o crescimento do comércio em cerca de 5 por cento este ano, projetou a OCDE.

Entretanto, a organização afirmou que a economia global está vulnerável a uma escalada de tensões comerciais após a administração do presidente dos EUA, Donald Trump, ter adotado tarifas de importação sobre o aço e o alumínio.

"Isso pode obviamente ameaçar a recuperação. Com certeza acreditamos que esse é um risco significativo, portanto esperamos que isso não se materialize porque seria bastante prejudicial", disse Pereira.

A OCDE projeta que a economia dos EUA crescerá 2,9 por cento este ano e 2,8 por cento em 2019, com os cortes tributários acrescentando 0,5 a 0,75 ponto percentual ao cenário em ambos os anos.

Diante desse cenário, o Federal Reserve provavelmente terá que elevar a taxa de juros quatro vezes este ano com a aceleração da inflação, completou Pereira. Antes a OCDE previa três altas dos juros pelo banco central dos EUA.

Entre outras economias, o crescimento mais forte na França e na Alemanha melhorou o cenário para a zona do euro, cuja expectativa de crescimento passou a 2,3 por cento este ano e 2,1 por cento em 2019. Anteriormente a OCDE via expansão de 2,1 por cento e 1,9 por cento respectivamente.

Para o Brasil, as expectativas também melhoraram, com projeção agora de uma expansão de 2,2 por cento este ano, contra 1,9 por cento antes. Para 2019 a melhora foi de 0,1 ponto percentual, a 2,4 por cento.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)OCDE

Mais de Economia

Tebet avalia que café e carne devem ficar de fora do tarifaço de Trump 'por interesse deles'

Comissão do Senado aprova projeto que amplia isenção de IR para quem ganha até dois salários

Após tarifaço, déficit comercial dos EUA cai em junho com a queda das importações

Em meio ao tarifaço dos EUA, Haddad diz que governo dará atenção especial a setores vulneráveis