Economia

OCDE adverte para risco de crise para jovens e trabalhadores

Perspectivas de emprego para os jovens e os trabalhadores pouco qualificados têm diminuído nos países da OCDE devido à crise econômica, mostra relatório

Agência de empregos em Madri, Espanha: relatório estima em 48 milhões o número de desempregados nos 34 países da OCDE (Gerard Julien/AFP)

Agência de empregos em Madri, Espanha: relatório estima em 48 milhões o número de desempregados nos 34 países da OCDE (Gerard Julien/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2014 às 14h03.

Paris - As perspectivas de emprego para os jovens e os trabalhadores pouco qualificados têm diminuído nos países da OCDE devido à crise econômica, o que trará consequências sociais por muitos anos, de acordo com um relatório divulgado nesta terça-feira.

Este relatório sobre o impacto da crise econômica estima em 48 milhões o número de desempregados nos 34 países da OCDE, um aumento de 15 milhões desde o início da crise em 2007.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é integrada por nações democráticas e desenvolvidas, incluindo Espanha, México e Chile.

"As perspectivas de emprego se deterioraram principalmente para os jovens e os trabalhadores pouco qualificados (...)", ressalta Monika Queisser, diretora de Assuntos Sociais da OCDE, que apresentou o relatório à imprensa.

Existe "o risco de que os jovens que sofrem de longos períodos de desemprego, inatividade ou pobreza, sejam afetados ao longo de sua vida por menores perspectivas de emprego e renda", adverte o relatório.

Além disso, o declínio dos investimentos públicos em educação e saúde em relação ao PIB, observado em metade dos países da OCDE, pode provocar "consequências sociais infelizes" de longo prazo e agravar as desigualdades.

Agora, que uma recuperação começa a se delinear, "manter e reforçar a assistência aos mais vulneráveis ​​deve ser o centro de qualquer estratégia para a recuperação econômica e social", recomenda o relatório.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaEmpregosOCDE

Mais de Economia

CNI pede ao governo para negociar com os Estados Unidos adiamento da tarifa por 90 dias

Rui Costa diz que governo não tem 'proposta alternativa' sobre IOF

Inflação na Argentina surpreende e tem alta menor do que o esperado em junho

Decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade será assinado hoje por Lula, diz Rui Costa