Economia

Obama trabalhará com republicanos para evitar abismo fiscal

O presidente afirmou neste sábado que está pronto para trabalhar com os congressistas rivais em um plano de entendimento para cortar déficits orçamentários

Barack Obama: o presidente entrou em confronto com legisladores republicanos sobre como evitar os grandes aumentos de impostos e cortes de gastos no começo do ano (REUTERS/Larry Downin)

Barack Obama: o presidente entrou em confronto com legisladores republicanos sobre como evitar os grandes aumentos de impostos e cortes de gastos no começo do ano (REUTERS/Larry Downin)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de dezembro de 2012 às 12h27.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acusado pelo presidente da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner, de levar o país para um "abismo fiscal", afirmou neste sábado que está pronto para trabalhar com os congressistas rivais em um plano de entendimento para cortar déficits orçamentários, contanto que ele inclua maiores impostos aos mais ricos.

Obama entrou em confronto com legisladores republicanos sobre como evitar a combinação de grandes aumentos de impostos e cortes de gastos no começo do próximo ano, algo que pode levar a economia do país de volta à recessão.

Em seu discurso semanal no rádio, o presidente renovou seu pedido para que os republicanos elevem a desoneração da classe média e deixem as taxas subirem apenas para os mais ricos. Ele também afirmou querer encontrar maneiras de derrubar os custos da saúde e realizar mais cortes nos programas sociais do governo.

"Podemos e devemos fazem mais do que apenas estender os cortes fiscais para a classe média", afirmou. "Eu estou pronto para trabalhar com os republicanos em um plano que estimule o crescimento econômico, crie empregos e reduza nosso déficit - um plano que dê a ambos os lados um pouco do que eles querem."

Os republicanos têm impedido o aumento de impostos. Segundo eles, isso prejudicará os pequenos empresários e estagnará a economia.

Acompanhe tudo sobre:abismo-fiscalBarack ObamaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'