Economia

Obama pode propor cortes no orçamento, diz NYT

De acordo com o jornal, este é um esforço para demonstrar vontade do presidente de chegar a um compromisso com os republicanos para acordo sobre a redução do déficit


	Barack Obama: a ideia do presidente enfureceu alguns democratas e outros grupos, que já mobilizaram uma oposição.
 (REUTERS/Jason Reed)

Barack Obama: a ideia do presidente enfureceu alguns democratas e outros grupos, que já mobilizaram uma oposição. (REUTERS/Jason Reed)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2013 às 09h36.

São Paulo - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assumirá na próxima semana o risco político de propor formalmente cortes para a Previdência Social e para o Medicare em seu orçamento anual, segundo o New York Times, que citou fontes do governo.

De acordo com o jornal, este é um esforço para demonstrar vontade do presidente de chegar a um compromisso com os republicanos e retomar as perspectivas de um acordo de longo prazo para redução do déficit orçamentário.

Além do aumento de impostos contra o qual a maioria dos republicanos continua a se opor, o orçamento de Obama proporá uma fórmula nova de inflação que terá o efeito de reduzir os pagamentos de custo de vida dos benefícios da Previdência Social, mantendo, no entanto, proteções financeiras para pessoas de baixa renda e beneficiários muito idosos, disseram as fontes.

A ideia enfureceu alguns democratas e outros grupos, que já mobilizaram uma oposição.

Assim como antes, os documentos do orçamento de Obama enfatizarão que ele apoiará a mudança no custo de vida, assim como outras reduções - pedidas pelos republicanos - nos programas populares para os norte-americanos mais velhos, afirmou o jornal.

No entanto, isso só será feito se os republicanos concordarem em impostos adicionais sobre os ricos e sobre investimentos de infraestrutura.

De acordo com o NYT, Obama vai propor outras iniciativas sobre gastos e créditos fiscais, incluindo ajuda a estados para deixar a educação pré-primária gratuita disponível em todo o país - uma prioridade delineada em seu discurso do Estado da União em fevereiro.

Ele vai propor pagar por isso aumentando impostos federais sobre os cigarros e outros produtos do tabaco.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Barack ObamaOrçamento federal

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas