Economia

Obama apresentará nova ação na OMC contra a China

Com a decisão, o presidente americano reage às acusações do rival republicano nas eleições, Mitt Romney, de que é muito tímido com Pequim


	Fábrica em Chang'an, Pequim, na China: Obama afirmará que as práticas chinesas no setor automotivo colocam as montadoras americanas em desvantagem
 (AFP)

Fábrica em Chang'an, Pequim, na China: Obama afirmará que as práticas chinesas no setor automotivo colocam as montadoras americanas em desvantagem (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2012 às 08h24.

Washington - O presidente americano Barack Obama apresentará uma nova ação na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os subsídios da China aos automóveis, em uma reação às acusações do rival republicano na disputa eleitoral, Mitt Romney, de que é muito tímido com Pequim.

Obama fará o anúncio no estado de Ohio e afirmará que as práticas chinesas no setor automotivo colocam as montadoras americanas em desvantagem, informou uma fonte da Casa Branca.

"A administração Obama iniciará uma ação contra a China na OMC por subsidiar ilegalmente exportações nos setores automotivo de autopeças", disse a fonte, que pediu anonimato.

O anúncio será visto como altamente político, já que Ohio é um estado chave para a eleição de 6 de novembro, uma área com muitos trabalhadores da indústria automotiva.

Obama sempre recorda sua decisão de ter oferecido um resgate às montadoras americanas em 2009 - ação que teve a oposição de Romney -, no momento em que sua campanha tenta conquistar um estado considerado vital na disputa eleitoral.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosIndústrias em geralPaíses ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)AutoindústriaChinaIndústriaBarack ObamaOMC – Organização Mundial do Comércio

Mais de Economia

Mudança em mercado de carbono será 'divisor de águas', diz diretor do Itaú BBA

Senado aprova projeto de atualização patrimonial com itens da MP do IOF

'Impasse do hidrogênio será resolvido em 3 anos', diz presidente de Itaipu

INSS cria norma para devolução dos descontos indevidos para herdeiros