MEIRELLES: o novo nome do Banco Central deve sair nesta segunda-feira / Carlos Barretta/Wikimedia Commons
Da Redação
Publicado em 16 de maio de 2016 às 07h02.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h00.
Na semana:
– O prefeito de Chicago deve regulamentar o serviço de hospedagem compartilhada da empresa AirBnb, que funciona desde 2008 pagando bem menos taxas que os hotéis da cidade. Entre as propostas, está usar a verba arrecadada com os impostos (que devem ficar em cerca de 4% do valor da locação) para financiar moradias acessíveis. Pode ser uma decisão importante para a relação de grandes cidades com o serviço de hospedagem.
—
Segunda-feira 16
– O grupo imobiliário JHSF, o Banco Sofisa, o Banco Indusval & Partners e a estatal de energia elétrica Eletrobras fecham a temporada de divulgação de balanços do primeiro trimestre no Brasil.
– O governo dever anunciar o novo presidente do Banco Central, em substituição a Alexandre Tombini. O favorito é o economista-chefe do Itaú-Unibanco, Ilan Goldfajn. Ele vai responder para o ministro da Fazenda Henrique Meirelles.
– Divulgam os resultados do PIB para o primeiro trimestre do ano: Tailândia, Rússia (estimativa) e Israel.
—
Terça-feira 17
– A zona do Euro publica sua balança comercial de março e o Japão divulga seu PIB do primeiro trimestre.
—
Quarta-feira 18
– Nesta quarta-feira o Reino Unido divulga sua taxa de desemprego em abril. Na zona do euro há a publicação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do mês de abril.
– O Japão anuncia o PIB dos primeiros três meses do ano. A previsão é de que a economia do país tenha voltado a crescer a uma taxa de 0,3%, depois da contração de 0,3% do último trimestre de 2015.
—
Sexta-feira 20
– O IBGE divulga o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de maio, a prévia oficial da inflação. Em abril, o índice subiu 0,51%. A expectativa é de uma alta de 0,51% em neste mês.