Economia

Número de turistas brasileiros aumenta 25% em 2011

Dados da Braztoa mostram que faturamento das empresas do setor subiu 21% no ano passado

Turistas na baía de Guanabara (Flávio Veloso/EXAME.com)

Turistas na baía de Guanabara (Flávio Veloso/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2012 às 18h22.

São Paulo – Os brasileiros não hesitaram em 2011 em pegar um avião e partir para uma viagem pelo próprio país ou para o exterior. Os turistas estrangeiros também continuaram visitando o Brasil durante o ano passado. Essa é uma das conclusões possíveis sobre os números divulgados hoje pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), coletados dentro do projeto Datatur.

De acordo com o anuário, no ano passado as empresas associadas transportaram 6 milhões de turistas, aumento de 25,6% ante 2010. Desse total, 1,715 milhão viajaram para outros países e 4,313 milhões pelo Brasil (no segundo caso, o número inclui turistas estrangeiros que foram recebidos aqui pelas empresas).

O gasto médio desses viajantes nas operadoras de turismo também subiu para o Brasil. No caso das viagens nacionais, o valor foi de 1.148 reais em 2011, um aumento de 8,50% ante 2010. Já para roteiros internacionais, na mesma base de comparação, o valor médio em caiu 0,26%, para 2.676 reais.

Segundo Marco Ferraz, presidente da Braztoa, um dos fatores que impulsionou o crescimento do setor foi, novamente, a participação da classe C. “Essa camada aumentou a massa salarial nos últimos meses e a maioria está empregada. Com férias regulares no calendário, passa a incluir as férias no orçamento”, diz Marco.

Em geral, o turista de primeira viagem prefere destinos no Nordeste e, em seguida, começa a mirar roteiros internacionais, como Buenos Aires, na Argentina, que tem preços baixos e fácil acesso de brasileiros.


Com os números, o faturamento das empresas também aumentou e registrou 9,84 bilhões de reais em 2011, sem correção pela inflação, aumento de 21,63% ante 2010. Desse total, 4,952 bilhões de reais foram gerados em viagens pelo Brasil e 4,588 bilhões pelo exterior.

Para 2012, a expectativa da Braztoa é que o faturamento suba mais 10%, para 10,82 bilhões de reais no ano. Ferraz explica que esse crescimento menor no faturamento é em parte efeito da crise, que influencia pontos como câmbio e desestimula algumas viagens.

Destinos preferidos

Dentro do Brasil, o Nordeste é o campeão disparado em receber turistas. A região foi responsável por 57% do total de passageiros em 2011. Em seguida ficou o Sudeste, com 27%, o Sul, com 13%, e as regiões Norte e Centro-Oeste, que juntas tiveram 3% do total.

Quando o assunto é viagem internacional, as compras em Nova York e o passeio para a Disney ajudaram a colocar a América do Norte como o destino que mais recebeu turistas do Brasil no ano passado, com 33% do total.

Europa ficou bem perto e recebeu 27% dos passageiros que viajaram para o exterior. Em seguida, ficou a América do Sul, com 24%, a América Central, com 14%, e a África, Ásia e Oceania, regiões que juntas receberam 2% do total de passageiros.

Acompanhe tudo sobre:Turismo

Mais de Economia

Subsídios na China fazem vendas de eletrônicos crescer até 400% no ano novo lunar

Conta de luz não deve ter taxa extra em 2025 se previsão de chuvas se confirmar, diz Aneel

Após receber notificação da AGU, TikTok remove vídeo falso de Haddad

Governo pode perder até R$ 106 bi com renegociação de dívida dos estados, estima Tesouro Nacional