Economia

Núcleo da inflação do Japão mantém ritmo de alta

Núcleo do índice de preços ao consumidor avançou 1,3% em janeiro em comparação com 2012


	Homem olha para televisores da Sharp à venda em uma loja de eletrônicos: resultado ficou ligeiramente acima das previsões dos analistas
 (Yuriko Nakao/Reuters)

Homem olha para televisores da Sharp à venda em uma loja de eletrônicos: resultado ficou ligeiramente acima das previsões dos analistas (Yuriko Nakao/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2014 às 21h52.

São Paulo - O núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Japão avançou 1,3% em janeiro em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O resultado ficou ligeiramente acima das previsões dos analistas consultados pela Dow Jones Newswires e pelo diário Nikkei, que esperavam alta de 1,2% no primeiro mês do ano. Em dezembro, a inflação também havia acelerado 1,3%.

Considerando todos os componentes do CPI, a inflação acelerou 1,4% em janeiro, também na comparação com o mesmo período do ano passado. Na comparação mensal, o índice registrou deflação de 0,2%.

O núcleo do CPI para a área metropolitana de Tóquio subiu 0,9% em fevereiro em comparação com o mesmo mês de 2013. O número também foi ligeiramente acima da projeção, que era de alta de 0,8%. A inflação de Tóquio é vista como um indicador antecipado da evolução dos preços para o resto do Japão.

Levando em conta todas as categorias do CPI, o índice de Tóquio subiu 1,1% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2013, e registrou estabilidade na comparação com janeiro.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaPreçosJapãoInflaçãoIndicadores econômicos

Mais de Economia

Retirada da tarifa de 40% pelos EUA é 'avanço' nas relações com o Brasil, diz CNI

Trem chinês é concorrência desleal que prejudica Brasil, diz diretor da Alstom

Governo começa a exigir biometria para novos pedidos de benefícios no INSS

Sindicalização cresce pela 1ª vez em uma década e atinge 8,9%