Economia

Novo tombo no PIB

O IBGE divulga nesta quarta-feira os dados referentes ao primeiro trimestre deste ano, e a queda em relação ao trimestre anterior deve girar em torno de 0,8% — um resultado melhor do que o recuo de 1,4% registrado no mesmo período de 2015. A expectativa geral é que a tendência, daqui para a frente, seja de […]

PIB: a previsão era de recuo de 0,8% no trimestre. Mas o dado surpreendeu: -0,3% /

PIB: a previsão era de recuo de 0,8% no trimestre. Mas o dado surpreendeu: -0,3% /

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2016 às 06h17.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h39.

O IBGE divulga nesta quarta-feira os dados referentes ao primeiro trimestre deste ano, e a queda em relação ao trimestre anterior deve girar em torno de 0,8% — um resultado melhor do que o recuo de 1,4% registrado no mesmo período de 2015. A expectativa geral é que a tendência, daqui para a frente, seja de melhora.

O otimismo é corroborado pelos resultados do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central na segunda-feira 30: a previsão para o PIB de 2016 subiu 0,2 ponto percentual, indo de -3,83% para -3,81%, após 15 semanas seguidas de piora. Se confirmado, o resultado do PIB anual seria similar ao de 2015, que também foi de -3,8%. Mas a previsão ainda configura o pior panorama desde 1990, quando a queda foi de 4,35%.

A influência negativa nessa conta se deve, em grande parte, à indústria, que sofre com a falta de investimento e o menor consumo das famílias. Para 2017, a opinião das mais de 100 instituições financeiras consultadas pelo BC para o Focus é que o PIB voltará, finalmente, a crescer. No relatório de segunda-feira, a expectativa média foi de uma alta de mais de 0,5%.

As perspectivas ainda modestas se baseiam nos incontáveis desafios que o governo terá pela frente. A nova equipe econômica terá de contar com o apoio do Congresso para aprovar medidas do ajuste fiscal, como corte de gastos, pontos da reforma previdenciária e até mesmo um possível aumento de impostos. Se mais figuras-chave do governo forem mencionadas em novos escândalos, o PIB não deve passar ileso.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Economia

Haddad: reação do governo aos comentários do CEO global do Carrefour é “justificada”

Contas externas têm saldo negativo de US$ 5,88 bilhões em outubro

Mais energia nuclear para garantir a transição energética

Boletim Focus: mercado reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024