Economia

Novo projeto do Chipre não permite captar € 5 bilhões

Isentar os depósitos de menos de 20 mil euros, como prevê o projeto de lei emendado que será debatido nesta terça-feira no Parlamento, não bastará, segundo BC do país


	Pessoas retiram dinheiro de caixa eletrônico em Nicósia, Chipre: os bancos da ilha foram fechados no sábado para evitar grandes retiradas de fundos
 (Barbara Laborde/AFP)

Pessoas retiram dinheiro de caixa eletrônico em Nicósia, Chipre: os bancos da ilha foram fechados no sábado para evitar grandes retiradas de fundos (Barbara Laborde/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2013 às 09h32.

Nicósia - O projeto de lei emendado que exonera de taxas os pequenos correntistas do Chipre impedirá a captação dos 5,8 bilhões de euros exigidos no âmbito do plano de resgate internacional da ilha, advertiu nesta terça-feira o presidente do Banco Central do país, Panicos Demetriades.

Isentar os depósitos de menos de 20 mil euros, como prevê o projeto de lei emendado que será debatido nesta terça-feira no Parlamento, não bastará.

"Se garantirmos 5,5 bilhões (de euros), isso será considerado uma ruptura do acordo e provavelmente não será aceito", disse Demetriades, citado pela agência CNA.

Este projeto de lei que protege as pessoas com menos de 20.000 euros e que deve ser votado nesta terça-feira, mantém, por sua vez, uma taxa de 6,75% para os depósitos de 20.000 a 100.000 euros e de 9,9% para os de mais de 100.000 euros.

Também nesta terça-feira, a Bolsa cipriota anunciou a suspensão das sessões desta terça e de quarta-feira, principalmente devido ao fechamento de todos os bancos da ilha, depois que a União Europeia propôs um plano de resgate que prevê um forte imposto aos depósitos bancários.

"Decidimos suspender a cotação de valores com o fim de garantir o bom funcionamento da bolsa e proteger os investidores", disse o Cyprus Stock Exchange (CSE).

"Com o objetivo de não criar um novo risco potencial para todo o sistema, o mercado de valores, em vista do fechamento dos bancos, não poderá comprovar os limites de crédito dos membros durante a sessão", explicou o CSE.

Os bancos da ilha foram fechados no sábado para evitar grandes retiradas de fundos.

Acompanhe tudo sobre:ChipreEuropaImpostosLeãoUnião Europeia

Mais de Economia

Índice Big Mac: real está 28,4% subvalorizado e tarifas de Trump já pressionam consumidores globais

Senado aprova em 1º turno projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Moraes mantém decreto do IOF do governo Lula, mas revoga cobrança de operações de risco sacado

É inacreditável que Trump esteja preocupado com a 25 de Março e Pix, diz Rui Costa