Economia

Novo projeto do Chipre não permite captar € 5 bilhões

Isentar os depósitos de menos de 20 mil euros, como prevê o projeto de lei emendado que será debatido nesta terça-feira no Parlamento, não bastará, segundo BC do país


	Pessoas retiram dinheiro de caixa eletrônico em Nicósia, Chipre: os bancos da ilha foram fechados no sábado para evitar grandes retiradas de fundos
 (Barbara Laborde/AFP)

Pessoas retiram dinheiro de caixa eletrônico em Nicósia, Chipre: os bancos da ilha foram fechados no sábado para evitar grandes retiradas de fundos (Barbara Laborde/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2013 às 09h32.

Nicósia - O projeto de lei emendado que exonera de taxas os pequenos correntistas do Chipre impedirá a captação dos 5,8 bilhões de euros exigidos no âmbito do plano de resgate internacional da ilha, advertiu nesta terça-feira o presidente do Banco Central do país, Panicos Demetriades.

Isentar os depósitos de menos de 20 mil euros, como prevê o projeto de lei emendado que será debatido nesta terça-feira no Parlamento, não bastará.

"Se garantirmos 5,5 bilhões (de euros), isso será considerado uma ruptura do acordo e provavelmente não será aceito", disse Demetriades, citado pela agência CNA.

Este projeto de lei que protege as pessoas com menos de 20.000 euros e que deve ser votado nesta terça-feira, mantém, por sua vez, uma taxa de 6,75% para os depósitos de 20.000 a 100.000 euros e de 9,9% para os de mais de 100.000 euros.

Também nesta terça-feira, a Bolsa cipriota anunciou a suspensão das sessões desta terça e de quarta-feira, principalmente devido ao fechamento de todos os bancos da ilha, depois que a União Europeia propôs um plano de resgate que prevê um forte imposto aos depósitos bancários.

"Decidimos suspender a cotação de valores com o fim de garantir o bom funcionamento da bolsa e proteger os investidores", disse o Cyprus Stock Exchange (CSE).

"Com o objetivo de não criar um novo risco potencial para todo o sistema, o mercado de valores, em vista do fechamento dos bancos, não poderá comprovar os limites de crédito dos membros durante a sessão", explicou o CSE.

Os bancos da ilha foram fechados no sábado para evitar grandes retiradas de fundos.

Acompanhe tudo sobre:ChipreEuropaImpostosLeãoUnião Europeia

Mais de Economia

China surpreende mercado e mantém juros inalterados

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi