Economia

Nova gasolina promete maior desempenho e alta no preço

Segundo a Petrobras e a ANP, eventual alta no combustível será compensada com melhor rendimento por quilômetro rodado; novas regras começam em agosto

Bomba de gasolina: segundo a Petrobras, a melhora na qualidade vai reduzir o consumo por quilômetro rodado entre 4% a 6% (Jeff Pachoud/AFP)

Bomba de gasolina: segundo a Petrobras, a melhora na qualidade vai reduzir o consumo por quilômetro rodado entre 4% a 6% (Jeff Pachoud/AFP)

Janaína Ribeiro

Janaína Ribeiro

Publicado em 13 de julho de 2020 às 21h48.

Última atualização em 13 de julho de 2020 às 21h57.

O atual preço da gasolina está com seus dias contados. A partir do dia 3 de agosto, toda gasolina comercializada no Brasil terá de seguir nova regras da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). A medida, que tem como objetivo melhorar o rendimento dos veículos, poderá vir acompanhada com a alta no preço do combustível. 

A ANP já tinha definido as novas especificações em janeiro deste ano com fim de evitar brechas na legislação que permitiriam a fabricação e importação de uma gasolina de qualidade inferior.

Segundo a Petrobras, a melhora na qualidade vai reduzir o consumo por quilômetro rodado entre 4% a 6%.

A estatal também afirmou que a nova especificação da gasolina melhora o desempenho do motor, a dirigibilidade e o tempo de resposta na partida a frio, além de manter aquecimento adequado do motor.
A ANP acrescenta que a mudança vai permitir a introdução no país de motores mais eficientes, com menor consumo e menos poluentes.

 

Acompanhe tudo sobre:PetrobrasPreçosGasolina

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis