Economia

Nova base de cálculo será usada para medir PIB no 4º tri

A informação foi divulgada hoje (28) pelo coordenador de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Roberto Olinto


	PIB anunciado nesta sexta-feira foi o último a usar como base o ano 2000. As próximas divulgações já passarão a se basear em 2010
 (Agência Brasil)

PIB anunciado nesta sexta-feira foi o último a usar como base o ano 2000. As próximas divulgações já passarão a se basear em 2010 (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2014 às 13h07.

Rio de Janeiro - O ano de referência usado para calcular a variação do Produto Interno Bruto (PIB) será alterado e novas fontes de dados serão consideradas já na medição do indicador do quatro trimestre deste ano.

A informação foi divulgada hoje (28) pelo coordenador de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto.

Portanto, o PIB anunciado nesta sexta-feira foi o último a usar como base o ano 2000. As próximas divulgações já passarão a se basear em 2010.

Segundo Olinto, as taxas de crescimento anuais do PIB serão todas revistas de acordo com a nova base. A divulgação dos valores atualizados será feita, provavelmente, em março de 2015. Posteriormente, ainda em março, será divulgado o PIB do quarto trimestre deste ano.

Olinto diz que, apesar da mudança da base de referência, não haverá alteração na metodologia de cálculo do PIB – indicador que busca retratar a economia nacional e calcular a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. “O que houve foi a introdução de novas fontes de dados e recomendações internacionais, que estão sendo incorporadas em vários países do mundo”, disse Olinto.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraEstatísticasIBGEPIBPIB do Brasil

Mais de Economia

Qual estado melhor devolve à sociedade os impostos arrecadados? Estudo exclusivo responde

IPCA-15 de novembro sobe 0,62%; inflação acumulada de 12 meses acelera para 4,77%

Governo corta verbas para cultura via Lei Aldir Blanc e reduz bloqueio de despesas no Orçamento 2024

Governo reduz novamente previsão de economia de pente-fino no INSS em 2024