Economia

Noruega comprará 5 aeronaves militares da Boeing por US$ 1,15 bi

Anúncio veio depois da aprovação do acordo no parlamento norueguês para aumentar os gastos militares no longo prazo

Boeing: compra de aeronaves pela Noruega tem valor estimado de 9,83 bilhões de coroas norueguesas (1,15 bilhão de dólares) (Paul J. Richards/AFP)

Boeing: compra de aeronaves pela Noruega tem valor estimado de 9,83 bilhões de coroas norueguesas (1,15 bilhão de dólares) (Paul J. Richards/AFP)

R

Reuters

Publicado em 28 de novembro de 2016 às 10h56.

Oslo - A Noruega planeja encomendar cinco aeronaves de patrulha marítima do modelo P-8A Poseidon da Boeing, a fim de manter a capacidade de vigilância e responder aos futuros desafios de segurança, de acordo com o Ministério de Defesa do país.

Depois do acordo no parlamento norueguês para aumentar os gastos militares no longo prazo, a compra de 9,83 bilhões de coroas norueguesas (1,15 bilhão de dólares) deve encontrar pouca oposição política.

A fronteira marítima da Noruega com a Rússia tornou-se o foco dos estrategistas militares do país desde que a Crimeia foi anexada ao território russo. As águas territoriais da Noruega também se estendem ao Ártico.

Os vizinhos Suécia e Finlândia, que não fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), também manifestaram preocupação sobre as incursões de submarinos russos e outros meios de transporte naval.

"A nova situação de segurança aumenta nossa demanda por consciência situacional em nossa própria vizinhança. A habilidade de lidar com os desafios atuais e futuros deve, portanto, ser fortalecida", afirmou a ministra de Defesa, Ine Eriksen.

"A introdução da aeronave Poseidon é crucial para Noruega manter uma posição de liderança e expertise em condições estratégicas nas áreas do norte", disse em comunicado, sem fazer qualquer menção à Rússia.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoBoeingNoruega

Mais de Economia

Subsídios na China fazem vendas de eletrônicos crescer até 400% no ano novo lunar

Conta de luz não deve ter taxa extra em 2025 se previsão de chuvas se confirmar, diz Aneel

Após receber notificação da AGU, TikTok remove vídeo falso de Haddad

Governo pode perder até R$ 106 bi com renegociação de dívida dos estados, estima Tesouro Nacional