Economia

Nomeação de Levy é sinal positivo de mudança, diz S&P

Nomeação do próximo ministro da Fazenda enviou mensagem de mudança positiva na política econômica do governo, segundo analista sênior da Standard & Poor's


	Joaquim Levy: Levy tem pedido mais disciplina fiscal e metas plausíveis de redução de dívida
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Joaquim Levy: Levy tem pedido mais disciplina fiscal e metas plausíveis de redução de dívida (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2014 às 16h56.

Brasília - A nomeação de Joaquim Levy como o próximo ministro da Fazenda do Brasil enviou uma mensagem mais forte do que o esperado de mudança positiva da política econômica no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, disse à Reuters a analista sênior da Standard & Poor's Lisa Schineller nesta quinta-feira.

Após sua apertada reeleição em outubro, Dilma prometeu conter os gastos públicos para reconquistar a confiança dos investidores após anos de política econômica errática e intervencionista.

Levy, escolha de Dilma para encabeçar a equipe econômica, tem pedido mais disciplina fiscal e metas plausíveis de redução de dívida, que são passos positivos para reverter a deterioração da outrora pujante economia brasileira, disse Lisa.

Contudo, as decisões futuras sobre a classificação de crédito do Brasil dependerão da execução e da consistência do ajuste fiscal em um momento em que o crescimento desacelera, advertiu ela.

"A sinalização de (mudança) na política econômica com essa equipe econômica é de certa forma mais do que havíamos esperado", acrescentou Lisa, que é a principal analista da S&P para o Brasil.

"A sinalização do novo ministro é de mudanças na política econômica, mas novamente a execução no nosso ponto de vista será um componente muito importante, dado o ambiente econômico desafiador", emendou.

O crescimento econômico enfraquecido e os crescentes gastos do governo haviam levado a S&P a cortar o rating do Brasil mais perto do território "junk" em março.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingeconomia-brasileiraGoverno DilmaJoaquim LevyMinistério da FazendaStandard & Poor's

Mais de Economia

Governo anuncia MP que amplia descontos na conta de luz para 60 milhões de pessoas

Governo corre para ressarcir segurados na fraude do INSS, mas esbarra nas complicações jurídicas

Fraudes no INSS: AGU diz que investigações apontam para uso de criptomoedas para esconder desvios

Isenção do IR: perda de receita de estados e municípios com projeto é de até R$ 3 bi, estima Fazenda