Economia

Nobel de economia prevê fracasso na política econômica de Trump

Stiglitz se perguntou se Trump não quer provocar "uma guerra comercial" e lembrou que os EUA exportam para países como China, México e a Alemanha

Trump: "O que ele não entende é que a magnitude do déficit comercial depende da macroeconomia. Suas propostas de impostos aumentarão o déficit fiscal", disse Stiglitz (Chris Bergin/Reuters)

Trump: "O que ele não entende é que a magnitude do déficit comercial depende da macroeconomia. Suas propostas de impostos aumentarão o déficit fiscal", disse Stiglitz (Chris Bergin/Reuters)

A

AFP

Publicado em 17 de janeiro de 2017 às 17h25.

Última atualização em 17 de janeiro de 2017 às 17h48.

O prêmio Nobel de economia Joseph Stiglitz previu nesta terça-feira o fracasso da política econômica do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que prometeu impor tarifas, que podem aumentar seu déficit comercial.

"Não funcionará, não acredito nisso. O que ele não entende é que a magnitude do déficit comercial depende da macroeconomia. Suas propostas de impostos aumentarão o déficit fiscal", disse Stiglitz no Fórum Econômico Mundial (WEF) celebrado em Davos.

Stiglitz também se perguntou se Trump não quer provocar "uma guerra comercial" e lembrou que os Estados Unidos exportam para países como China e México, mas também para Alemanha, cujos produtores foram ameaçados com um aumento de tarifas.

"Mesmo seus conselheiros mais próximos não sabem o que vai acontecer. Temos que ver o que esse novo espetáculo traz", acrescentou Stiglitz.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEconomistasPrêmio Nobel

Mais de Economia

Subsídios na China fazem vendas de eletrônicos crescer até 400% no ano novo lunar

Conta de luz não deve ter taxa extra em 2025 se previsão de chuvas se confirmar, diz Aneel

Após receber notificação da AGU, TikTok remove vídeo falso de Haddad

Governo pode perder até R$ 106 bi com renegociação de dívida dos estados, estima Tesouro Nacional